Museu do Vinagre de Arroz / Zhanghua Studio, AATU

Museu do Vinagre de Arroz / Zhanghua Studio, AATU - Mais Imagens+ 23

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na cidade de Zibo, província de Shandong, o pequeno museu do vinagre de arroz foi completamente remodelado e ampliado pelos arquitetos da Zhanghua Studio, AATU através de um projeto sensível, inspirado nos utensílios e recipientes utilizados na produção e armazenamento do tradicional vinagre de arroz chinês.

Para o desenvolvimento do projeto de reforma e expansão do museu os arquitetos buscaram inspiração nas formas dos diferentes recipientes. Rachaduras exprimem vitalidade. No solo seco, nas nervuras das folhas e na superfície da tradicional porcelana chinesa, as fendas são expressões da materialidade e da natureza de todos os elementos relacionados à produção do vinagre de arroz. Incorporando estas texturas, os arquitetos procuraram vincular o edifício ao solo, a natureza e aos artefatos desta antiga tradição chinesa.

Os tijolos maciços queimados à fogo exibem a habitual coloração amarelada do solo de Shangdong, conectando o novo edifício à paisagem local. Acreditamos que este projeto possa resgatar a vitalidade do museu além de promover o engajamento da comunidade local através de seu novo programa de atividades.

No interior do edifício, os diferentes recipientes e utensílios utilizados na fabricação do vinagre podem ser percebidos em todos os espaços. O vazio da fachada, como uma "urna" recuada,  é um abrigo natural que protege o acesso além de marcar claramente a entrada do museu. Uma vez no interior, um salão semi-esférico em forma de vaso transporta os visitantes para uma fantástica experiência sensorial. 

Através de sua cúpula aberta, uma luz cênica ilumina este espaço quase sagrado. Em determinados momentos do dia, a sombra resultante assume a forma se uma urna de vinagre. Com o passar do tempo, esta sombra vai se transformando, assumindo diferentes formas de recipientes, revelando a sensibilidade do espaço do museu em relação aos elementos que ele abriga.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zibo, Shangdong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu do Vinagre de Arroz / Zhanghua Studio, AATU" [Millet Vinegar Museum / Zhanghua Studio, AATU] 10 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903398/museu-do-vinagre-de-arroz-zhanghua-studio-aatu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.