O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. México
  5. CPDA Arquitectos
  6. 2018
  7. Edifício SCHULTZ / CPDA Arquitectos

Edifício SCHULTZ / CPDA Arquitectos

  • 13:00 - 10 Outubro, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Edifício SCHULTZ / CPDA Arquitectos
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

© Jaime Navarro © Jaime Navarro © Jaime Navarro © Jaime Navarro + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Miguel E. Schultz 139, San Rafael, 06470 Cidade do México, CDMX, México
  • Construção

    Mocaa Arquitectos
  • Engenharia Estrutural

    Humberto Girón
  • Iluminação

    Luz y Forma
  • Área

    2800.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

  • Category

Edifício SCHULTZ / CPDA Arquitectos, © Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na rua M.E. Schultz, colônia San Rafael, em um dos primeiros bairros do centro da Cidade do México. Um dos mais boêmios da cidade, ele ainda conserva sua arquitetura do século XIX e a atmosfera que abriga uma grande variedade de classes sociais já que seus habitantes de classe média baixa convivem com edifícios culturais, corporativos e históricos. 

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Situado na Avenida Sullivan onde Mario Pani fez o Hotel Plaza; Luis Barragán construiu o conjunto de um edifício de apartamentos e duas casas, cada uma com um ponto comercial, Mathias Goeritz construiu o Museu do Eco; Felix Candela edificou Autos Francia, que atualmente é um supermercado mas segue conservando sua estrutura de concreto, e onde o escultor Oliviero Martinez fez o conjunto escultórico "Monumento a Mãe".

Fachada principal
Fachada principal

O edifício de seis pavimentos está conformado por 21 apartamentos de diferentes tipologias que vão de 60 a 120 m2 aproximadamente, com uma distribuição interior que favorece a ventilação e iluminação natural em todas as áreas habitáveis, com vistas para seus pátios interiores e para a rua. 

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Um pátio central que se separa do entorno sul, serve para criar uma maior superfície de fachada interior, permitindo mais iluminação natural e ventilações cruzadas dentro das moradias. Além disso, conta com três pátios interiores de diferentes medidas os quais separam a área comum da área privada. 

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O volume do edifício foi projetado em forma de "L", voltado para o pátio, onde são criados corredores, sacadas e terraços, espaços comunitários planejados como lugares de relação do condomínio e áreas intermediárias entre exterior e interior. 

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

A fachada para a rua Schultz , composta por uma pele dupla de concreto vermelho e divisórias, também vermelhas, é mais escultórica, monolítica, para evitar a passagem de luz direta e conferir privacidade aos moradores. As fachadas interiores estão compostas por elementos vermelhos e janelas de piso a teto feitas em alumínio preto.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O projeto tem basicamente duas tipologias de apartamentos, os frontais com dois dormitórios e os interiores com um dormitório. Os materiais utilizados são crus como o concreto aparente, pedra e madeira, pensados como materiais naturais e duradouros. 

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro
Planta - Tipo
Planta - Tipo
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

A solução da distribuição na moradia é dividi-la em duas partes, uma "área de estar" no leste e uma "área de dormir", com as áreas úmidas, banheiros e cozinhas. As varandas surgem de uma prolongação espacial da sala de estar-jantar, uma percepção que se acentua graças às janelas de piso a teto. 

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O percurso interior nos direciona através de amplos espaços até esquinas cujas janelas possuem pequenas floreiras. A forma exterior do edifício, gerada a partir dessa variada disposição de espaços, é incompreensível desde o interior. Entretanto, a forma é apresentada livre como se uma força interior pressionasse para fora as paredes; o caráter expansivo do interior das moradias é um lugar para a evasão e sonhos. 

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício SCHULTZ / CPDA Arquitectos" [Edificio SCHULTZ / CPDA Arquitectos] 10 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903388/edificio-schultz-cpda-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.