Calçadas Verdes - Curso de Extensão Universitária

As calçadas, também chamadas de passeios públicos, podem ser compreendidas como espaços livres multifuncionais, onde ocorrem uma série de atividades tanto de fluxo de pedestres quanto de convivência social.
Nesta perspectiva, o passeio público tem grande potencial para abrigar soluções de infraestrutura verde – como jardins de chuva, biovaletas e canteiros pluviais –, capazes de promover uma série de serviços ambientais para as cidades, tais como mitigação da poluição urbana – das águas, do ar e do solo – fornecer espaços para a fauna urbana, contribuir para o controle da quantidade e velocidade das águas do escoamento pluvial, oferecer melhoria da qualidade microclimática local e conforto térmico para os edifícios lindeiros através do sombreamento e da evapotranspiração, além de ser um elemento de valor estético.
Atualmente já são conhecidas, utilizadas e comprovadas técnicas emergentes de design ecológico de calçadas que agregam valor e atratividade ao imóvel.

Conteúdo do Curso
Este curso apresenta técnicas e soluções projetuais de infraestrutura para calçadas verdes que abordam as questões emergentes de acessibilidade, a saber:

Águas
– Manejo das águas do escoamento superficial para controle hídrico urbano;
– Sistema subterrâneo para retenção de água;
– Soluções de infraestrutura verde: piso drenante, canaletas, jardins de chuva, biovaletas, canteiros pluviais e trincheiras drenantes.

Vegetação
– Seleção de espécies vegetais para calçadas;
– Biodiversidade urbana;

Social
– Melhores soluções de segurança para o pedestre;
– Promoção de espaços livres de convívio e permanência.

Leis e normas
– Acessibilidade;
– Avaliação dos requisitos legais e normas técnicas que dão suporte à prática e execução de calçadas verdes.

Metodologia
Aula expositiva e participativa

Conhecimento Egresso (mínimo) necessário
O participante estará qualificado para pensar estrategicamente o projeto de calçadas a partir dos conceitos emergentes de infraestrutura verde e em conformidade com as Leis Municipais atuais.
O estudante ao final do curso estará habilitado(a) para solucionar questões pertinentes ao tema do passeio público, com inovação e criatividade, integrados os valores estéticos, ambientais, sociais e econômicos.

Certificação
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Documentos necessários para a matrícula
– Cópia simples do RG
– Cópia simples do CPF
– Cópia simples do comprovante de residência
– Uma foto 3x4 (recente)
– Contrato de matrícula (NEXT) assinado

Descontos
– Aluno da Oswaldo Cruz: 50%
– Ex–aluno da Oswaldo Cruz: 30%

Contato
E–mail: next@oswaldocruz.br
Tel.: (11) 3824–3660 ramais: 3970 / 3971 / 4091 / 4099 / 4039

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Calçadas Verdes - Curso de Extensão Universitária" 05 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903328/calcadas-verdes-curso-de-extensao-universitaria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.