Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Universidade Flutuante de Berlim / raumlabor berlin

Universidade Flutuante de Berlim / raumlabor berlin

© Daniel Seiffert © Daniel Seiffert © Daniel Seiffert © Daniel Seiffert + 12

Universidade  · 
Berlin, Alemanha
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura raumlabor berlin
  • Fotógrafo Created with Sketch.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    LAYHER, LDPE
  • Arquitetos Responsáveis

    Benjamin Foerster-Baldenius, Florian Stirnemann
  • Equipe de Projeto

    Dorothee Halbrock, Licia Soldavini, Amelie Schindler, Carla Kienz, Gilly Karjevsky, Katherine Ball, Laura Raber, Lorenz Kuschnig, Nina Klöckner, Rosario Talevi, Teresa Huppertz, Timo Luitz, Uwe Tisch
  • Desenho

    Jeanne Astrup-Chauvaux
  • Ano do projeto

    2018
Mais informações Menos informações
© Daniel Seiffert
© Daniel Seiffert

Descrição enviada pela equipe de projeto. De maio a setembro de 2018 o raumlaborberlin se dedicou a aprendizagem coletiva e experimental, a transferência de conhecimento e a formação de redes transdisciplinares para desafiar as rotinas e os hábitos de práticas urbanas. 

VIsta
VIsta

Assim foi conceitualizada a Universidade Flutuante de Berlim, uma bacia de retenção de águas pluviais bem ao lado do antigo aeródromo Tempelhof. O projeto é o ponto de encontro para estudantes e cientistas visitantes de mais de vinte universidades internacionais, bem como artistas de todo o mundo, especialistas locais, arquitetos, músicos e dançarinos.

© Daniel Seiffert
© Daniel Seiffert

Todos eles se juntam para pesquisar e investigar a rotina e as práticas diárias da vida urbana, além de também formularem visões e ideias para uma transformação organizacional. Na área experimental em torno da bacia de retenção de águas pluviais, a Universidade Flutuante está procurando formas contemporâneas e resilientes de práticas urbanas com um foco visionário em um futuro desconhecido.

© Victoria Tomaschko
© Victoria Tomaschko

Estudantes e seus professores de toda a Europa, e outros continentes, colaboraram na construção do campus: espaços de leitura, workshops, um auditório, uma torre de laboratório para experimentos com filtragem da água, uma cozinha, um bar e sanitários.

Foram criados espaços para troca de conhecimento a partir da experiência e de formatos educacionais. Um lugar transdisciplinar, com temas em diferentes posições que se unem para abordar as questões complexas do estudo urbano: Como as cidades podem lidar com os riscos, as tensões e as chances do aquecimento global, a escassez de recursos, a super-diversidade e o desenvolvimento hiper-acelerado ? Quais ferramentas precisamos para viver e trabalhar bem e de maneira eficiente, considerando o uso de recursos no futuro? 

© Daniel Seiffert
© Daniel Seiffert
© Daniel Seiffert
© Daniel Seiffert

Durante três semanas abertas em Maio, Julho e Setembro, a Universidade Flutuante convidou o público local e internacional para explorar a retenção das águas da chuva e o campus, além de participar de workshops, aulas e debates, concertos e performances. 

© Victoria Tomaschko
© Victoria Tomaschko

© Victoria Tomaschko
© Victoria Tomaschko

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Lilienthalstraße 32, 10965 Berlin, Alemanha

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Universidade Flutuante de Berlim / raumlabor berlin" [Floating University Berlin / raumlabor berlin] 05 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903141/universidade-flutuante-de-berlim-raumlabor-berlin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.