Block+Void / Bundschuh Architekten

© Laurian Ghinitoiu

Block+Void / Bundschuh Architekten - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: Bundschuh Architekten; Bundschuh Architekten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Laurian Ghinitoiu
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bembe, CREO Rooms, EstriCon GmbH, Holz & Raum, Metallbau Stoof GmbH, Sto
© Laurian Ghinitoiu

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em Berlim, em um terreno completamente destruído durante a segunda guerra mundial, o qual foi posteriormente utilizado como um depósito de partes do antigo muro que dividia a cidade em duas. O projeto é composto de dois volumes independentes, o primeiro abrigando a residência e a galeria e arte de um colecionador enquanto que o segundo acolhe outros seis pequenos apartamentos. O conceito foi desenvolvido sob a forma de “Baugruppe”, sou seja, um projeto construído coletivamente entre seus moradores.

Este método é um resultado das pesquisas que estivemos desenvolvemos continuamente durante os últimos anos. O projeto possui tanto características de edifícios suburbanos independentes quanto dos típicos condomínios do centro de Berlim, e de alguma forma, ele também incorpora a ideia de “hotel particulier”, muito comum na França. Todas estas referencias foram então traduzidas e compactadas em um único conjunto de edifícios em meio a este denso contexto urbano, explorando as fronteiras entre o público e o privado, o coletivo e o individual.

© Laurian Ghinitoiu

Rompendo com a tipologia clássica berlinense de blocos contínuos e sem afastamentos laterais, o edifício consiste em dois volumes independentes implantados ao redor de um pátio público. O espaço público toma conta do terreno, expandindo-se para além de seus limites; uma grande fonte de luz atrai os transeuntes para dentro, onde as instalações da coleção do proprietário criam sempre novas surpresas e encontros inesperados.

© Laurian Ghinitoiu

A torre da escada atua como uma continuação vertical do espaço público. Como uma área de transição, este espaço semi-público se extende da praça até as portas de aceso das unidades residenciais. Atravessando uma fronteira invisível, o conceito de espaço público é enfatizado através da continuidade de seus espaços entre a escala urbana e os pequenos detalhes.

© Laurian Ghinitoiu

Cada uma das unidades possuem três aberturas diretas para o espaço público, conectando as áreas de estar à paisagem urbana através de amplas janelas do piso ao teto.

© Laurian Ghinitoiu

Os espaços do projeto evoluem naturalmente a partir das vistas que o local proporciona. Como um desdobramento de paisagens urbanas, as vistas são exploradas e incorporadas tanto na escala urbana quando na arquitetônica. Na macroescala, as vistas exploram o skyline industrial da vizinhança com suas dezenas de chaminés. Os espaços individuais se abrem diretamente para este grande espaço público, emprestando esta paisagem dinâmica que passa a complementar seus espaços internos.

Corte

Na microescala, este espaço panóptico define uma interconectividade entre todos os espaços, da casa do colecionador a cada um dos pequenos apartamentos adjacentes, aguçando assim o sentido de proximidade e vizinhança, de pertencimento e comunidade.

© Laurian Ghinitoiu

O conceito de “entre court et jardin”, originalmente utilizado para descrever as complexas relações entre os espaços públicos e privados nos “hotéis particuliers” franceses, é novamente apropriado no arranjo espacial da casa do colecionador: A sua contrapartida é o espaço público que ela disponibiliza no nível da rua, criando um jardim privado na cobertura que se abre plenamente para os demais espaços habitados. A partir destes espaços privados, as vistas se entrelaçam entre esta rede de espaços externos formais e informais com diferentes graus de privacidade.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

O projeto, embora aparentemente minimalista e abstrato, é resultado de uma complexa sobreposição de espaços em diversos níveis de contextualidade urbana e histórica.

© Laurian Ghinitoiu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Michaelkirchstrasse 12, Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Block+Void / Bundschuh Architekten" [Block+Void House / Bundschuh Architekten] 01 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903079/block-plus-void-bundschuh-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.