Piedras Bayas BeachCamp / MORAES

Piedras Bayas BeachCamp / MORAES

© Camilo Moraes© Alejandro Gálvez© Alejandro Gálvez© Alejandro Gálvez+ 26

Antofagasta, Chile
  • Arquitetos: MORAES
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografías:  Camilo Moraes, Alejandro Gálvez, Cristina Ananias, Eduardo Montesinos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Altiplana, Arauco, Don Domo, Maderas Concón
  • Construtora:Camilo Moraes y Alejandro Bazán
  • Estrutura :Ricardo Luna
  • Tenso Estrutura :Francisco Valdivia
  • Arquiteto Responsável:Camilo Moraes
  • Equipe:Rodrigo González León
  • Cidade:Antofagasta
  • País:Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Alejandro Gálvez
© Alejandro Gálvez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Piedras Bayas BeachCamp é uma estação de turismo itinerante e temporária localizada em Caleta Piedras Bayas, na costa do Deserto do Atacama, no norte do Chile. As principais estratégias deste projeto envolveram, principalmente, a escolha por uma estrutura em madeira, a integração de materialidades locais e o abastecimento da estrutura com energia solar. O projeto pode ser considerado um exemplo da arquitetura de baixo impacto para paisagens naturais. 

© Alejandro Gálvez
© Alejandro Gálvez

O Deserto do Atacama está localizado dentro da Diagonal Árida Sul-Americana, uma zona seca que quase não tem chuva. Em sua costa o clima é temperado durante todo o ano, além de constar também um alto conteúdo geológico e arqueológico. 

© Alejandro Gálvez
© Alejandro Gálvez

É um lugar com paisagens naturais que ainda não foram tão afetadas pela ação humana. 

O programa conta com uma estação de serviços e três casas isoladas. O centro de serviços conta com banheiros, uma oficina, um refeitório comunitário, e duas residências, sendo uma para o caseiro. As casas são uma plataforma de madeira com um dormitório e um módulo de banheiro separados. O projeto foi construído em três etapas diferentes com uma equipe de três carpinteiros, dois artesãos locais e um arquiteto. 

© Alejandro Gálvez
© Alejandro Gálvez

Para manter a privacidade, cada dormitório está separado 50 metros um dos outros, permitindo também mais visibilidade para a paisagem. 

© Cristina Ananias
© Cristina Ananias
Implantação
Implantação
© Camilo Moraes
© Camilo Moraes

No centro de serviços, ao invés de construir um grande volume, a decisão foi fazer pequenos volumes separados entre eles e conectados a partir de uma circulação exterior. 

Planta - Centro de Serviços
Planta - Centro de Serviços

Foi escolhida a estrutura em madeira como esqueleto, revestida com materiais locais. A base estruturais são pilares de madeira enterrados a um metro de profundidade, fixados apenas pela areia compactada com a água do mar. Para todas as fundações não se utilizou cimento por conta de seu alto impacto. 

© Alejandro Gálvez
© Alejandro Gálvez

Os principais materiais utilizados foram a Brea e a Totora,  plantas inspiradas em um pequeno povoado que mora a 40 minutos do terreno. A Brea, especialmente, é um tipo de arbusto que cresce nas áreas mais úmidas da região e é utilizada para cercas rurais, onde é possível apreciar como este material é mantido em boas condições por anos.

© Alejandro Gálvez
© Alejandro Gálvez

A brea é um excelente material para proteger do sol e, no projeto, foi utilizado no exterior com molduras de madeira, funcionando como e uma cerca rural tensionada. 

© Alejandro Gálvez
© Alejandro Gálvez
Planta e Fachada
Planta e Fachada
© Camilo Moraes
© Camilo Moraes

Esta forma de construção permite desmontar o projeto e devolver o terreno sem intervenção. Este modelo de construção permite desfrutar da paisagem e ao mesmo tempo preservar seu estado natural. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Piedras Bayas, Desierto de Atacama, Antofagasta, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Piedras Bayas BeachCamp / MORAES" [Piedras Bayas BeachCamp / MORAES] 27 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902814/piedras-bayas-beachcamp-moraes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.