Espaço Público do Porto Darling / HASSELL

Espaço Público do Porto Darling / HASSELL - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos de interiores: HASSELL; HASSELL
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bega, Danie Mellor, Europanel, Fielders, Hess Lighting, Janet Laurence, Lotus, Maria Fernanda Cardoso, Rondo, Ryoji Ikeda, SVL Lighting, Sydney Renewable Power Company, Xenian
  • Arquitetura (Centro Internacional De Convenções De Sydney): HASSELL + Populous
  • Artistas: Ryoji Ikeda, Maria Fernanda Cardoso, Danie Mellor, Janet Laurence
  • Cliente: Infrastructure New South Wales (iNSW)/Lendlease
  • Escala: 20 hectares
  • Cidade: Sydney
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Brett Boardman

Descrição enviada pela equipe de projeto. A transformação do Porto Darling em Sydney, na Austrália, é a iniciativa de renovação urbana mais importante da cidade em 20 anos – uma oportunidade única dessa geração para reconfigurar um bairro central e crítico. O local adjacente ao porto abriga hoje o Centro Internacional de Convenções de Sydney (ICC Sydney), que compreende três locais novos e excepcionais, um hotel de luxo – e um novo bairro de uso misto está a caminho.

© Simon Wood
Implantação
© Simon Wood

Trabalhando em estreita colaboração com a iNSW e a Lendlease, a HASSELL forneceu as diretrizes de desenho urbano para toda a área de 20 hectares e projetou o espaço público do Porto Darling para melhor conectar a cidade e oferecer novos destinos para as pessoas se reunirem, relaxarem e se divertirem. Angus Bruce, diretor da HASSEL e responsável pelo setor de paisagismo, diz que as pessoas estiveram sempre no centro do processo de projeto para a renovação do Porto Darling. 

© Simon Wood

“Nossos clientes buscavam um espaço público de alta qualidade, aberto e flexível, que permitisse uma grande variedade de usos, tanto para eventos casuais quanto organizados. Eles queriam um lugar cheio de espaços vibrantes que potencializassem a experiência dos visitantes, ao mesmo tempo que se apresentassem como atrações por si mesmos”, disse Angus. Ao revigorar as áreas de parques, integrando paisagens e espaços abertos e incorporando elementos aquáticos, obras de arte públicas, praças e espaços para eventos, a HASSELL criou oportunidades para eventos e atividades variadas, como concertos ao ar livre, eventos de circo, feirinhas e performances musicais espontâneas – além de prazeres simples como brincar com fontes e espelhos d'água.

© Simon Wood

“Queríamos tanto arrancar um “uau” dos visitantes que ali chegassem pela primeira vez quanto oferecer um espaço agradável para aqueles que mais usam o espaço – a comunidade local de trabalhadores e moradores – e mantê-los voltando”, disse Angus. Melhores conexões de pedestres, ciclistas e transporte público agora facilitam o acesso das pessoas aos bairros do entorno, anteriormente desconectados, ao porto e ao centro da cidade de Sydney.

© Simon Wood

Um desenho urbano integrado amplifica os espaços e as experiências

O espaço público do Porto Darling foi realizado por meio de uma colaboração estreita e interdisciplinar. Essa abordagem permitiu um desenho elegante que integra a paisagem pública e as obras de arte personalizadas à arquitetura – maximizando o espaço público aberto, os recursos culturais, a conectividade e as vistas.

© Simon Wood

Todos os três edifícios do ICC Sydney estão ligados por sua base contínua de paisagem, terraços e materiais. A paisagem combina perfeitamente com o entorno e incentiva a permeabilidade da área mais ampla; além disso, integra-se com a fachada do edifício do ICC Sydney Exhibition para oferecer um terraço vegetado, uma plataforma de eventos elevada e um extenso telhado verde com plantas nativas, conectados por caminhos e plataformas com vista para o local.

© Simon Wood

Criar um lugar público autêntico, cativante e sustentável

Ao criar lugares mais inclusivos e atraentes e melhorar os locais existentes, o Porto Darling tornou-se mais atraente tanto para moradores quanto para visitantes, gerando benefícios sociais, econômicos e ambientais contínuos para Sydney. O projeto de transformação gerou:

- Um dinâmico destino de eventos com três grandes locais públicos e o Tumbalong Park como um espaço para eventos ao ar livre de alta capacidade – agora 40% maior e mais completo, com um palco, telão e melhor iluminação.

Diagramas de Desenho Urbano

- Um local conectado com uma rede aprimorada de vias e ruas, incluindo o The Boulevard – um calçadão de 680 metros de comprimento de eucalipto que ancora todo o terreno e amplia as conexões de pedestres entre a Estação Central e a Cockle Bay.

© Brett Boardman

- Experiências públicas mais diversificadas de engajamento nos novos espaços urbanos, como a Chinese Garden Plaza – um pátio de entrada para o atual Jardim Chinês da Amizade com espelhos d'água para brincadeiras de crianças que podem ser desligadas para abrir espaço para instalações de feiras e eventos.

© Simon Wood

- Um porto mais verde, com 650 novas árvores e 9.000 m² de espaço verde adicional, melhorando o conforto e o habitat através do uso extensivo de espécies nativas. Árvores Resedás também tem sido utilizadas para dialogar com o bairro vizinho Chinatown.

- Uma experiência típica de "Sydney". As histórias do Porto Darling ganham vida através da curadoria de uma ampla gama de obras de arte e elementos interpretativos de paisagismo inspirados na história e ecologia do local.

© Simon Wood

Esculturas, instalações audiovisuais, incluindo um mural de 600 metros quadrados de vegetações nativas embutido nas paredes do terraço, proporcionam novos pontos de diversão e descoberta. E as fontes ativas de água, incluindo a renovada fonte de Robert Woodward "Tidal Cascades", celebram a localização à beira-mar.

“Tanto as obras de arte em grande escala, 'big bang', quanto as pequenas, foram integradas desde o início do desenvolvimento do projeto, seguindo um processo de curadoria extensivo", afirma Angus. “Estávamos procurando obras que permitissem várias formas de exploração e imaginação. Cada peça é verdadeiramente única, com algumas histórias reveladoras literais e efêmeras da rica história do Porto Darling, e outras que levam sua mente a escalas para além da do terreno e da região”, disse ele.

© Simon Wood

O projeto de transformação também engloba as metas mais amplas de sustentabilidade da cidade de Sydney para espaços abertos, por meio de soluções integradas de WSUD (estratégias relacionadas ao ciclo urbano da água), espaços verdes e melhor caminhabilidade. O projeto ofereceu 30% de espaço público a mais para o centro da cidade de Sydney e recebeu uma classificação 6 Estrelas da Green Star Communities do Green Building Council da Austrália. O espaço público revitalizado está transformando o Porto Darling em um dos melhores lugares do mundo para se viver, aprender, se encontrar e se divertir – um lugar para o qual as pessoas querem voltar sempre.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sydney NSW, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Espaço Público do Porto Darling / HASSELL" [Darling Harbour Public Realm / HASSELL] 25 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902577/espaco-publico-do-porto-darling-hassell> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.