Casa Puzzle / Mabire Reich

Casa Puzzle / Mabire Reich - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetura: Mabire Reich
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  128
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guillaume Satre
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ezzari, Franke, K-Line France, ROLPIN, STABALUX, Solarlux, Tebopin, Thebault Groupe
  • Arquiteta Colaboradora: Fanny Robin
  • Engenharia Estrutural: EVEN
  • Cidade: Nantes
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Guillaume Satre

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para ampliar uma casa é necessário adicionar uma camada extra à obra existente, deixando ver, em alguns casos, as camadas anteriores. A casa que tivemos que ampliar, próxima ao parque Procé em Nantes, é um exemplo claro deste processo de estratificação, uma imagem do tempo que passa através das necessidades mutantes dos proprietários.

© Guillaume Satre

A princípio tratava-se de uma casa térrea, mas agregou-se a ela uma extensão que foi construída em partes, questionando sua capacidade de passar a uma terceira fase de ampliação. Ao invés de apagar esta história, completamos o quebra-cabeças construindo um volume coerente com a primeira intervenção.

© Guillaume Satre

Pintamos a fachada com o objetivo de harmonizar este mosaico, que segue sendo legível para os observadores mais atentos. Logo, agregamos uma trama de madeira que da um novo aspecto a todo o edifício e proporciona diversas relações entre interior e exterior. O pavimento superior recém construído tem formato em L para dividir o térreo entre um pé-direito simples e um duplo.

© Guillaume Satre

O caminho de entrada fica localizado abaixo de uma cobertura de menor altura, o que provoca uma sensação de compressão. Assim, seguindo, cria-se um efeito de descompressão ao entrar nesse pé direito duplo com uma grande parede envidraçada, o que permite que o jardim entre no interior da casa.

© Guillaume Satre
Planta - Térreo
© Guillaume Satre

A trama externa de madeira propõe diversas relações entre interior e exterior. Ela é interrompida por várias janelas, passando por cima do banheiro para filtrar as vistas, ao mesmo tempo em que permite aproveitar a luz do sol e ter a possibilidade de ventilar. Há também a situação sobre a sala, que permite a entrada de luz, mas, ao mesmo tempo, estabelece certa privacidade em relação ao exterior.

© Guillaume Satre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Puzzle / Mabire Reich" [Puzzle House / Mabire Reich] 25 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902502/casa-puzzle-mabire-reich> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.