Refúgio La Dacha / DRAA

Refúgio La Dacha / DRAA - Mais Imagens+ 26

Las Trancas, Chile
  • Arquitetos: DRAA; DRAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  INGEPANEL
  • Colaboradores: Elsa Thevenaut, Magdalena Besomi
  • Construtora: IDEAMADERA
  • área Do Terreno: 1/2 hec
  • Estufa Maciça – Kachelofen: Nicolas del Rio, Alex Chernov
  • Equipe De Projeto: Nicolas del Rio, Felipe Camus
  • Cidade: Las Trancas
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Refúgio La Dacha é uma residência de alta eficiência térmica, localizada no povoado de Las Trancas em Nevados de Chillan.

Sobre uma esbelta planta em V, encontra-se situada entre uma grande árvore e um monte de rocha vulcânica, no único local disponível para implantar o volume orientado às vistas e ao sol do norte, na borda de um grande desnível de terreno, o que faz com que o projeto torne-se, naturalmente, um mirante.

© Nico Saieh

O refúgio se divide no extremo norte em duas pontas que são dirigidas a elementos específicos da paisagem. O volume compacto é um grande mirante, e se conecta com o exterior apenas por uma ponte no pavimento superior, que iguala sua altura a do monte de rochas vulcânicas.

© Nico Saieh

O projeto segue o princípio de uma construção híbrida, ou seja, implanta no centro da planta elementos termicamente densos para armazenar a temperatura atingida a partir de uma estufa maciça, enquanto o perímetro e na cobertura são feitos com materiais leves de alto isolamento térmico, painéis SIP de 210 mm. Estes painéis configuram paredes contínuas em grande parte do volume, exceto no pavimento superior, onde se desenha uma janela horizontal para captar vistas e sol. Para isso foi necessário reforçar a estrutura com pilares expressivos em carvalho de 8x8”.

© Nico Saieh
Cortes + Elevações
© Felipe Camus

A estufa maciça (kachelofen) é um projeto em si: um sistema de calefação tradicional de países nórdicos que é reinterpretado com materiais locais, mantém a temperatura emitida pelo fogo em paredes calculadas para armazenar essa energia, o que resulta em uma diminuição na necessidade de queimar madeira, com uma única ignição ao dia.

Cortesía de DRAA

O refúgio é revestido com tábuas de pinheiro queimado (shou sugi ban) na parte externa, vinculando a cor preta da fuligem ao brilho das cinzas e paisagem vulcânica. No interior utilizou-se tábuas de uma árvore local em tons café para matizar o efeito deslumbrante da luz de inverno.

© Felipe Camus
© Felipe Camus

A entrada de ar é controlada por meio de brises em um espaço de acesso que funciona como lugar de contenção no inverno. Além disso optou-se por instalar todas as janelas em um caixilho pré-montado pela parte exterior da fachada. Na cozinha projetou-se um refrigerador natural feito com a espessura da parede de uma janela sul, o que garante temperaturas médias suficientemente baixas para vários produtos e alimentos.

© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Refúgio La Dacha / DRAA" [REFUGIO LA DACHA / DRAA] 22 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902494/refugio-la-dacha-draa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.