Hotel San Enrique 577 / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos

Hotel San Enrique 577 / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos - Mais Imagens+ 21

Valparaíso, Chile
© Pablo Blanco

Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro de um dos morros mais turísticos de Valparaíso propõe-se a reforma e ampliação de um antigo edifício residencial para sua transformação em um hotel. Ao edifício original de dois pavimentos mais subsolo se adiciona um terceiro andar que sobressai ligeiramente em relação aos edifícios vizinhos, gerando um maior contraste volumétrico no conjunto de construções da rua.

© Pablo Blanco

A fachada de entrada, de orientação sul, foi conservada dada a sua qualidade arquitetônica, representativa da arquitetura local, assim como sua materialidade e elementos compositivos. A modulação e proporção de vãos existente foram respeitados, conservando a configuração de cheios e vazios para gerar uma leitura harmônica e uma volumetria homogênea. 

© Pablo Blanco
Corte BB'
© Pablo Blanco

No interior, o espaço se organiza graças ao volume vazio, onde estão a escada e o pátio interno no centro da planta. Este espaço conecta e articula o hotel, vertical e horizontalmente, de forma completa, dividindo os dormitórios ao redor da escada e conectando-os por meio de passarelas sobre o vazio do pátio. O uso de perfis metálicos e acabamentos de madeira confere a este conjunto uma leveza que amplia ainda mais o espaço central. O pátio de luz consegue complementar a iluminação insuficiente das duas fachadas, melhorando as condições de salubridade do edifício. Os quartos são constituídos de forma sóbria, de modo que possam ser reconfigurados segundo as necessidades dos clientes com maior facilidade.

© Pablo Blanco

Em termos estruturais, as paredes perimetrais existentes foram conservadas, assim como os principais eixos na base de divisórias de carvalho de 4x4'' reforçando as peças danificadas. A estrutura de vigas existente também é mantida, utilizando pinheiro de Oregon de 2x10'', repondo peças similares àquelas encontradas em pior estado de conservação. Além disso, se manteve todas as tábuas do piso original, agregando peças similares na área de ampliação. Para habilitar a ampliação correspondente ao terceiro pavimento, utilizou-se uma estrutura metálica e perfis de aço galvanizado com revestimento em placas do mesmo material. 

© Pablo Blanco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle San Enrique, Cº Alegre, Valparaíso, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel San Enrique 577 / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos" [Hotel San Enrique 577 / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos] 30 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900955/hotel-san-enrique-577-fantuzzi-plus-rodillo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.