Hotel Godfrey / Valerio Dewalt Train Associates

Hotel Godfrey / Valerio Dewalt Train Associates

© Steve Hall/Hedrich Blessing© Steve Hall/Hedrich Blessing© Steve Hall/Hedrich Blessing© Steve Hall/Hedrich Blessing+ 27

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo Fotografias:  Steve Hall/Hedrich Blessing
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Dyson, ABH, ACM, Alliance Glazing Technologies, Altman, American Hydrotech, American Stair, Assa Abloy, BASF, Bega, Bison, Bobrick, Carlisle SynTec, ClarkDietrich, Color Kinetics, Construction Specialties, Creative Industries Terrazzo Products, Crossfield Products, Delta Light, Detex, +57
  • Gestor Do Projeto:CR Daccord, Chicago, IL
  • Construtora :Lend Lease, Chicago, IL
  • Interiores:The Gettys Group, Chicago, IL
  • Engenharia Civil:V3 Consultants LTD, Woodridge, IL
  • Paisagismo:Wolff Landscape Architecture, Chicago, IL
  • Engenharia Estrutural:Structural Affiliates International, Nashville, TN
  • Engenheiro Mecânico:WMA Consulting Engineers, Chicago, IL
  • Engenheiro Hidráulico:Great Lakes Plumbing & Heating Company, Chicago, IL
  • Consultoria De Bombeiros:Nova Fire Protection, Schaumburg, IL
  • Cliente:Oxford Capital Group & Quadram Group
  • Cidade:Chicago
Mais informaçõesMenos informações
© Steve Hall/Hedrich Blessing
© Steve Hall/Hedrich Blessing

Descrição enviada pela equipe de projeto. No começo de 2004 o VDTA foi contratado por Duke Miglin para projetar um hotel com 16 pavimentos na esquina da Lasalle com a Huron, em Chicago. Duke queria empregar um sistema estrutural treliçado e escalonado, algo novo na cidade, buscando, principalmente, velocidade e eficiência na construção. A construção deste hotel começou em 2007, mas o projeto foi prejudicado pela crise de 2008 e paralisou somente com os primeiros componentes de revestimento exterior instalados. Por três anos essa estrutura ficou parada, quase simbolicamente, relembrando uma das piores crises do país: uma monstruosidade no horizonte apelidado de "A Múmia" pelos moradores do bairro.

© Steve Hall/Hedrich Blessing
© Steve Hall/Hedrich Blessing

Em 2011 o grupo Oxford Capital examinou a estrutura e percebeu o potencial das armações de aço escalonadas. Trabalhando em conjunto com o grupo The Gettys, eles desenvolveram um novo conceito de hotel, voltado para um estilo de vida de boutique, buscando aproveitar a estrutura já construída. Com essa proposta, a equipe do VDTA foram novamente contratados para fazer modificações no projeto original, mantendo, porém, as características icônicas de sua estrutura e volume. O hotel abriu as portas em Fevereiro de 2014. 

Térreo
Térreo

TérreoTérreoFachadaCorte+ 27

Programa

Percebendo a flexibilidade do edifício construído com um sistema de treliça de aço,  proporcionada pelo espaçamento escalonado das treliças, a estrutura não terminada foi facilmente reorganizada para proporcionar 221 quartos para os hóspedes do hotel, spa e um centro fitness, um lobby no térreo e todas as partes de apoio. Além disso, o projeto também estendeu o uso do quarto pavimento em direção ao terraço que fica sobre o estacionamento, criando 1390 m² de terraço que mescla o interior com o exterior. De forma geral, o programa revisado é uma mudança significante da primeira ideia de hotel concebida em 2004. 

Partido

A rua LaSalle começa no Chicago Board of Trade, no coração da cidade e chega até o Lincoln Park, uma das localidades mais históricas de Chicago. O projeto do Hotel Godfrey é um argumento a mais no skyline da rua, separando essas duas áreas. É o último marco do centro dessa cidade com passado modernista, antes que o tecido mais contido do bairro de Lincoln Park comece a dominar.

© Steve Hall/Hedrich Blessing
© Steve Hall/Hedrich Blessing

O movimento moderno de arquitetura traz uma tendencia forte de desmaterialização: negar a expectativa da massa do edifício. Esse efeito define um certo senso de que o mundo é indeterminado, ambíguo e traz o inesperado, um ponto de vista que fica cada vez mais atual. Com o passar do tempo o modernismo trouxe símbolos, a planta livre, um balanço, a janela em fita, de forma que o que era antes inesperado, se tornou ordinário. 

A intenção projetual do Hotel Godfrey é continuar essa exploração modernista, porém com um olhar mais tectônico em que a justaposição de massas enormes, mas aparentemente sem peso, repousa sobre um esqueleto estrutural equilibrado, reafirmando a condição indeterminada, ambígua dos tempos modernos, o que é um caminho verdadeiramente inesperado. As formas metálicas se deslocam para dentro e para fora revelando o quadro estrutural expressivo, ousado e honesto: um edifício que se conecta ao rico passado de inovação arquitetônica da cidade de Chicago. 

Isométrica
Isométrica

Sistema Estrutural

A forma do Hotel Godfrey é uma expressão do sistema estrutural de treliça escalonado inventado por William LeMessurier em 1966. Neste sistema, treliças de aço de alta resistência abrangem toda a largura do edifício e são escalonadas de andar em andar. Os elementos pré-fabricados abrangem desde o acorde superior de uma treliça até a corda inferior de outra treliça no piso acima. Este sistema é muito leve, pode ser erguido rapidamente e tem uma altura de piso a piso baixa. 

© Steve Hall/Hedrich Blessing
© Steve Hall/Hedrich Blessing

Também é um sistema que permite flexibilidade interna, dando liberdade para organizar os programas do hotel, em um contexto onde os hóspedes estão buscando por aquele quarto especial que possam satisfazer suas preferências. A partir do embasamento, a forma é escalonada três vezes, criando quartos que variam de profundidade, num total de 26 tipos diferentes. Além disso, essas treliças de longo alcance criam um espaço livre e de lazer, amplo e arejado, no 4º pavimento. 

O sistema estrutural permite que o projeto celebre a variabilidade humana de seus hóspedes, expressando este fato com uma forma que aparentemente desafia a gravidade, obedecendo a sua própria lógica difusa. O projeto é a exceção da regra de que todos os prédios altos devem ser caixas, independentemente de sua função.

© Steve Hall/Hedrich Blessing
© Steve Hall/Hedrich Blessing

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:127 W Huron St Chicago, IL 60654, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Godfrey / Valerio Dewalt Train Associates" [The Godfrey Hotel / Valerio Dewalt Train Associates] 23 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900545/hotel-godfrey-valerio-dewalt-train-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.