Centro Cultural ‘Allende’ / Dominique Coulon & associés

Centro Cultural ‘Allende’ / Dominique Coulon & associés - Mais Imagens+ 42

Mons-en-Barœul, França
  • Arquitetos: Dominique Coulon & associés; Dominique Coulon & associés
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Schindler, CDI, CK CARRELAGE, COEXIA, ENGIE AXIMA, Floorcolor, GENTY, HUGON, INDIGO, LD DECORATION, LECLERC, MANGANELLI, MECASCENIC, OLIVIER, PLATRES MODERNES JOBIN, TEVILOJ, TOMMASINI, TUBE 2000, VANHENIS
  • Supervisão De Canteiro De Obra: Damien Surroca Architects
  • Engenharia Estrutural: Batiserf Ingénierie
  • Engenharia Elétrica : BET Gilbert Jost
  • Engenharia Mecânica/Hidráulica: BET Gilbert Jost
  • Engenharia Ambiental: Impact QE
  • Cenografia: Changement à vue
  • Orçamento: E3 Économie
  • Acústica: Euro sound project
  • Arquitetos Responsáveis: Dominique Coulon, Olivier Nicollas
  • Arquitetos Assistentes: Fanny Lienart, Lukas Unbekandt, Thibaut Muller, Guillaume Wittmann, Diego Bastos-Romero, Margot Machin
  • Cidade: Mons-en-Barœul
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Eugeni Pons

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no tecido urbano ortogonal da cidade de Mons-en-Barœul, o centro cultural teve algumas de suas porções rotacionadas para proporcionar vistas melhores para a cidade. O edifício ganha em autonomia e se torna um marco urbano. Ele possui três estúdios de música, um auditório modular de 500 lugares, um bar, uma galeria de exposições e uma grande sala de ensaios.

Diagrama
Planta - 1º Pavimento

A rotação do volume da grande sala de ensaio cria um grande espaço vazio no interior que se conecta com os outros elementos do projeto. O conflito geométrico gerado por este pivotamento é revelado pela forma triangular que o espaço vazio cria. Juntamente com as linhas diagonais da escada, as paredes dobram-se num movimento ascendente.

© Eugeni Pons

As superfícies pretas laqueadas tornam a percepção do espaço mais complexa. Bem no topo, a luz que vem do teto branco dá a impressão de um céu estrelado. Os espaços estão reunidos em torno deste estranho coração, que pode ser lido como uma espécie de deslocamento interno. A instabilidade espacial gerada pelas dobras e reflexões cria uma atmosfera estranha.

© Eugeni Pons

Os assentos retráteis que cobre dois terços do auditório permite uma ampla gama de usos. O grid se estende além da projeção do palco, permitindo também inúmeras configurações de palco, como cenários acústicos e arranjos gerais.

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

Com um centro administrativo reduzido ao mínimo, as áreas dedicadas aos diferentes tipos de prática musical ocupam todo o edifício. O bar e a galeria se misturam ao espaço ocupado pelo auditório, adicionando um aspecto generoso ao projeto.

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

O envelope externo tem uma aparência bastante áspera. O concreto cinza apresenta dois tipos de acabamento: algumas das superfícies são de concreto bruto, enquanto outras são polidas. A adição de espelho triturado aos agregados de concreto dá à fachada um brilho mágico que varia conforme as condições de luz.

© Eugeni Pons

A quintessência do projeto deriva de seu contexto. Seus volumes simples não tentam competir com os arranha-céus circundantes. Ao emancipar-se da geometria urbana, sua humilde singularidade é destacada. Com isso, o edifício não é um concorrente, ele busca transcender as marcas do tempo.

© David Romero-Uzeda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:5bis Avenue René Coty, 59370 Mons-en-Barœul, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural ‘Allende’ / Dominique Coulon & associés" [‘Allende’ Performance Hall and Rehearsal Studios / Dominique Coulon & associés] 22 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900486/centro-cultural-allende-dominique-coulon-and-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.