Florêncio Ygartua 60 / OSPA Arquitetura e Urbanismo

Florêncio Ygartua 60 / OSPA Arquitetura e Urbanismo

Florêncio Ygartua 60 / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Mesa, Cadeira, Viga, JanelaFlorêncio Ygartua 60 / OSPA Arquitetura e Urbanismo - JanelaFlorêncio Ygartua 60 / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Bancada, Mesa, Cozinha, Janela, Cadeira, VigaFlorêncio Ygartua 60 / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Mesa, Cadeira, PiaFlorêncio Ygartua 60 / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 17

Porto Alegre, Brasil
  • Arquitetos: OSPA Arquitetura e Urbanismo; OSPA Arquitetura e Urbanismo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  75
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Denison Fagundes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Portobello, Rosito Luce, Solarium, Tramontina, itra
Florêncio Ygartua 60 / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Mesa, Cadeira, Madeira, Iluminação, Viga
© Denison Fagundes

Descrição enviada pela equipe de projeto. O casal de arquitetos Lucas Obino e Carolina Souza Pinto, da OSPA, decidiu, através das escolhas de projeto, criar um ambiente cosmopolita e sem excessos para viver. O apartamento, localizado num prédio dos anos 1970, precisava de reformas de adequação ao estilo de vida da dupla, privilegiando a integração e, especialmente, valorizando o pé direito duplo que se sobressai pela imensa janela de vidro que leva à varanda.

Florêncio Ygartua 60 / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Bancada, Mesa, Cozinha, Janela, Cadeira, Viga
© Denison Fagundes

Florêncio Ygartua 60 / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Sofá, Janela, Viga
© Denison Fagundes

Os 75 m² do loft dividem-se em dois andares: o piso inferior tem cozinha, sala de jantar e sala de estar integrados, além de um pequeno lavabo que também assume a função de lavandeira. Na parte superior, os dois quartos da planta original foram transformados em uma grande suíte com closet.

A flexibilidade dos ambientes foi amplamente explorada: a cozinha, estar e jantar, em ambiente de área reduzida, foram totalmente integrados. O mobiliário foi posicionado estrategicamente, permitindo tanto a integração dos dois moradores nas diversas atividades do dia a dia, quanto jantares e eventos com um número de convidados considerável. A bancada da cozinha configura o aparador do jantar, cuja mesa também tem a função de ilha de apoio da cozinha. A televisão, com suporte articulado, atende todos os ambientes do pavimento inferior.

Florêncio Ygartua 60 / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Mesa, Viga, Cadeira
© Denison Fagundes
Corte
Florêncio Ygartua 60 / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© Denison Fagundes

O pavimento superior é configurado por um mezanino, pré existente, em estrutura e piso de madeira que também configura o forro da sala. Os dois dormitórios originais foram transformados em uma grande suíte com closet no mezanino, abertos para o pé direito duplo da sala. A privacidade e escurecimento são garantidos por cortinas que, quando recolhidas permitem, também, a total integração dos espaços. Assim como os outros ambientes, o closet também possui dupla funcionalidade, se apresentando como escritório na bancada que assume o papel de guarda corpo do mezanino.

A materialidade é bastante simples e tira partido da autenticidade dos materiais. O piso em placas de concreto de 1m x 1m garante a integração dos ambientes no pavimento inferior, inclusive com a cozinha, sacada em nível e lavabo/lavanderia. A estrutura e piso do mezanino, em madeira natural, é também forro dos ambientes inferiores. Além disso, há o predomínio da cor branca na pintura das paredes, marcenarias e tampos de mármore, dando licença para o destaque de objetos eventuais.

Florêncio Ygartua 60 / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Imagem 16 de 22
© Denison Fagundes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Florêncio Ygartua 60 / OSPA Arquitetura e Urbanismo" 25 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900272/florencio-ygartua-60-ospa-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.