Catedral de Clifton / Purcell

© Phil Boorman

Catedral de Clifton / Purcell - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Purcell; Purcell
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Phil Boorman
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumasc, Lindab, Lonsdale Metal Company, Nicholson Roof Products, Sylvania Lighting
  • Quantitativos: Synergy (Fase 1 & 2); Mildred, Howells and Co. (Fase 3)
  • Engenharia De Estruturas: Craddys
  • Engenharia De Serviços: Method Consulting
  • Projeto De Iluminação: Lighting Design & Technology
  • Construtora: William Anelay Limited (Phases 1 & 2); John Perkins Construction (Phase 3)
  • Cliente: Diocese de Clifton
  • Arquiteto Responsável: Jonah Jay – Arquiteto da Catedral
  • Cidade: Bristol
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Purcell, um dos maiores escritores de arquitetura do Reino Unido, acaba de inaugurar o projeto de reforma da Catedral de Clifton, em Bristol, dando vida nova a uma das últimas grandes construções religiosas da Inglaterra. Os arquitetos do Purcell trabalharam em estreita colaboração com a Diocese de Clifton, tanto em projetos de qualificação dos espaços internos, respeitando o projeto brutalista original, quanto no desenvolvimento de novos detalhes que complementam a rica arquitetura do edifício.

© Phil Boorman

O projeto, orçado em mais de três milhões de Libras, vem sendo executado desde maio de 2015; O principal objeto da reforma, o telhado inclinado da Igreja, exigiu a completa substituição das chapas metálicas, resultando na instalação de 86 toneladas de novas chapas - ou seja, o maior projeto de cobertura metálica já executado no Reino Unido.

Implantação

A Catedral permaneceu funcionando normalmente durante todo o processo de reforma. Sua intensa programação não sofreu nenhuma alteração, incluindo as suas oito missas semanais além de numerosos batismos, casamentos, funerais e outros eventos especiais. Além de resolver os problemas estruturais mais urgentes do antigo projeto, os arquitetos também procuraram abordar algumas questões consideradas relevantes para o conforto dos usuários no espaço interior da igreja. O cliente também solicitava a abertura de novas entradas para o público onde anteriormente era impossível acessa-lo: incluindo a total acessibilidade da galeria sobre o batistério e reabertura de uma escada que havia sido previamente fechada.

© Phil Boorman

Clifford Martin, sócio do escritório em Bristol, disse:

"Nossa maior preocupação era com a estanqueidade do edifício, resolver todos os problemas anteriores de infiltração que castigaram a estrutura por anos a fio, mas sobretudo, estávamos preocupados em não perder o rigor e qualidade estética deste soberbo expoente do brutalismo tardio na Inglaterra. As obras foram realizadas com a intenção de reparar e proteger o edifício, qualificando e celebrando cada detalhe do projeto original. A catedral, assim como a maioria dos edifícios desta época, foi construída com um orçamento bastante enxuto. Nosso objetivo então foi considerar as intenções do projeto original e reconstruir os detalhes que haviam sido executados sem muito cuidado devido a falta de tempo, dinheiro e mão de obra especializada".

© Phil Boorman

O projeto desenvolvido pelos arquitetos do Purcell foi extremamente rigoroso e cuidadoso com a aparência do concreto aparente do edifício, realçando a superfície rugosa marcada pelas tábuas de madeira vermelha russa utilizadas nas formas das lajes, vigas e pilares. O projeto ainda conta com a instalação de novos serviços que favorecem a segura e o conforto no interior do edifício, impedindo uma nova deterioração da estrutura além de oferecer uma solução à longo prazo para os problemas decorrentes da construção original.

Corte 2
© Phil Boorman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bristol, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Catedral de Clifton / Purcell" [Clifton Cathedral / Purcell] 12 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899752/catedral-de-clifton-purcell> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.