O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Paraguai
  5. José Cubilla
  6. 2017
  7. Casa Pátios / Equipo de Arquitectura + José Cubilla

Casa Pátios / Equipo de Arquitectura + José Cubilla

Casa Pátios / Equipo de Arquitectura + José Cubilla
Casa Pátios / Equipo de Arquitectura + José Cubilla, © Federico Cairoli
© Federico Cairoli

© Federico Cairoli © Leonardo Méndez © Leonardo Méndez © Leonardo Méndez + 32

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura de uma casa reflete a forma como entendemos nosso habitar, e representa a conjunção de desejos, vontades, emoções e ideais. O trabalho de imaginar a construção do espaço é, ao mesmo tempo, o exercício mais básico e o mais complexo, entendendo que a casa é o cenário da própria vida do ser humano.

© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez
Planta
Planta

Decidimos abandonar a paleta tipológica da casa, rejeitando o catálogo de tendências que aprisiona novas formas de imaginar a residência como construção que deve mudar e se transformar de acordo com a constante mudança do mundo e de nossas vidas.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Não pensamos na forma arquitetônica como objeto projetual, mas como uma consequência. A obra se concebe como um sistema de lugares e relações reguladas por uma ideia de espaço contínuo que entrelaça o natural com o construído, o público com o privado, o interior com o exterior. O foco do partido está na solução estrutural e, portanto, espacial, que vai se desenvolvendo ao longo do terreno.

Cortes
Cortes

O sistema estrutural consiste em vigas que configuram uma sequência progressiva de espaços, divididos a partir de suas funções, apoiadas em dois pontos cada uma, tentando reduzir a quantidade de fundações e escavação no terreno. A criação de grandes vãos permitem a transição entre exterior e interior, entrelaçando o entorno natural com o artificial através da continuidade espacial. Os balanços reduzem o momento fletor de 12 metros de vão entre as vidas, diminuindo a incidência do peso nos apoios. A distância perpendicular às vigas é pensada por meio de abóbodas cerâmicas que atuam simultaneamente como vigas e cobertura, dando ao espaço interno uma qualidade espacial apropriada às características climáticas locais.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
Detalhe Tensores Laje
Detalhe Tensores Laje

A casa é térrea e se estende ao longo do terreno intercalando os espaços construídos em uma progressão de programas que corresponde a uma organização física de privacidade e intimidade, permitindo a ventilação cruzada em todos os ambientes. Existe um equilíbrio entre cheios e vazios, onde um fortalece o outro. O cheio, o interno, a sombra, o espaço do espectador, se relaciona com o vazio, o externo, a luz, contemplando e desfrutando do mundo natural que se incorpora à arquitetura.

© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez

Apesar de hoje em dia recorrer-se com frequência a classificações em certos critérios, correntes de moda, estilos e ismos, as estratégias bioclimáticas adotadas respondem à necessidade de utilizar e promover tais práticas. As coberturas verdes, a ventilação cruzada a coleta de águas pluviais e a proteção solar são técnicas apropriadas à condição climática de uma cidade como Assunção. A presença da água em quase toda a extensão do terreno não é apenas um elemento fenomenológico, mas um armazenador de água de chuva que se transforma em uma forma natural de refrigeração.

© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez

Os pátios, aqueles céus canalizados  [Borges dixit], introduzem os níveis de intimidade demandados por cada área da casa, articulados pela circulação que se transforma na espinha dorsal do projeto.

© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez

As coberturas também funcionam como pátios, tanto como isolamento térmico, quanto como área de vegetação, criando no terreno uma sucessão de pátios em diversas alturas, respondendo a diversas situações.

© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez

A arquitetura, apesar de ser estática, envelhece e transmuta, como um ser vivo, impregnando em seus materiais as marcas da passagem do tempo, razão pela qual decidimos sempre mente-los aparentes, renunciando todo tipo de ornamento, revestimento, maquiagem, supérfluos que escondem a própria natureza do material.

© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
José Cubilla
Escritório
Equipo de Arquitectura
Escritório
Cita: "Casa Pátios / Equipo de Arquitectura + José Cubilla" [Casa Patios / Equipo de Arquitectura + José Cubilla] 11 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899611/casa-patios-equipo-de-arquitectura-plus-jose-cubilla> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.