Anexo Petite Soeur / ACDF Architecture

Anexo Petite Soeur / ACDF Architecture - Mais Imagens+ 25

Saint-Donat, Canadá
  • Arquitetos: ACDF Architecture; ACDF Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrien Williams
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eco-Cedre, Fabelta, Juste Du Pin, Mac, Ter Hürne
  • Gestor Do Projeto: Patrick Morand
  • Colaboradores : Étienne Hotte
  • Equipe: Maxime-Alexis Frappier, Patrick Morand, Yoanna Anastassova, Kassandra Bonneville, Mireille Létourneau, Romilda Reda
  • Cidade: Saint-Donat
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
© Adrien Williams

Descrição enviada pela equipe de projeto. No vasto Lac Ouareau, localizado próximo a cidade de Saint-Donat e rodeada por bétulas, encontra-se uma encantadora casa tradicional. Os residentes, uma família numerosa com várias crianças, procuraram o ACDF para projetar um espaço para estar, brincar e descansar. Para se assegurar que todos encontrem um lugar tranquilo enquanto estão juntos, os arquitetos criaram um anexo que espelha a forma da casa existente e, dessa forma, valoriza o patrimônio da casa histórica, ao mesmo tempo que reflete a beleza da paisagem.

Implantação
Planta

O anexo, um prisma branco que se apóia em um embasamento de concreto, surge como uma versão refinada da antiga casa. A partir desse contraste entre novo e antigo, a extensão mantém a conexão entre o edifício original e sua localidade.  O teto de chapa metálica e o revestimento de madeira lembram a casca lisa e brilhante de bétulas que crescem no local, ao mesmo tempo que suas matizes e texturas também lembram as paredes caiadas de branco de celeiros rurais.

© Adrien Williams

No térreo, uma grande abertura em um espaço amplo permite contemplar o lago. Piso de concreto polido e detalhes em madeira natural foram usados com simplicidade, buscando enfatizar a riqueza desses materiais. Revestida com madeira ripada preta, a lareira central cria um lugar relaxante e um oásis de conforto na sala de estar. Alguns bancos fazem parte da arquitetura, criando espaços privados nas áreas comuns, ao mesmo tempo que escondem armários e gavetas, disfarçando espaços de armazenamento. A sala de estar e o espaço para jogos encorajam as crianças a se apropriarem do espaço, proporcionando tempo de qualidade em família. 

© Adrien Williams

Os arquitetos projetaram o novo quarto do casal no nível mais baixo. Como a casa está implantada em um terreno íngreme, a posição do quarto é favorecida pela topografia, recebendo boa quantidade de iluminação natural. A transição da antiga casa para a nova ocorre a partir de uma ponte que sai do anexo como uma moldura de madeira e direciona a vista para a casa antiga.

© Adrien Williams

Sua forma truncada segue o eixo que conecta a cozinha na casa antiga à sala de estar no anexo, conformando um espaço agradável, uma pausa na paisagem que flutua sobre o jardim. Mesmo quando estão separados, os moradores conseguem acompanhar suas atividades, mantendo contato visual e compartilhando momentos. A transformação desta casa, orquestrada pelo escritório ACDF, combina a pátina da antiga casa com a simplicidade de linhas do anexo. O projeto proporciona uma série de novos espaços internos para a família aproveitar em conjunto e acompanhada de um cenário natural único. 

© Adrien Williams

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Anexo Petite Soeur / ACDF Architecture" [Chalet La Petite Soeur / ACDF Architecture] 07 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899557/anexo-petite-soeur-acdf-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.