Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Residência unifamiliar em Valverde / estudio arn arquitectos

Residência unifamiliar em Valverde / estudio arn arquitectos

© David Frutos © David Frutos © David Frutos © David Frutos + 27

Casas  · 
Alicante, Espanha
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura estudio arn arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    326.2 m2
  • Ano Projeto Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Breinco, Cea design, Cielo, Domingo Ródenas, Fantini, Flos, Inalco, Inbani, Kettal, Schüco
  • Arquitetos Responsáveis

    José Amorós, Luis Rubiato, Patricia Navarro
  • Fotografias

  • Arquiteto Técnico

    Elena Rogel Ruiz
  • Engenheiro Industrial

    Amorós Ingenieros
  • Cálculo Estrutural

    Raúl Álamo Brotóns
  • Construtora

    Grupo Alcudia
Mais informações Menos informações
© David Frutos
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de residência unifamiliar térrea foi resolvido a partir de uma geometria circular que se orienta na direção sudeste do lote, abrindo-se para a área externa de jardim e piscina.

© David Frutos
© David Frutos

A proposta foi elaborada a partir da reinterpretação da residência rural da região por meio da utilização de um volume de pedra com cobertura em duas águas, geminada a outra peça horizontal feita em concreto armado aparente, que gera uma área coberta e abriga um espaço de churrasqueira e refeições interno. A importância dos espaços de sombra na residência é reforçada com o recuo da fachada principal da área de estar e cozinha, que gera outro espaço externo coberto pelo balanço da cobertura do volume principal.

© David Frutos
© David Frutos
Planta
Planta
© David Frutos
© David Frutos

Tentou-se estabelecer uma continuidade material em todo o projeto para conseguir uma imagem fluida e bem amarrada entre os espaços e volumes: o piso cerâmico de grés do interior da casa é prolongado até a parte externa, gerando uma grande plataforma horizontal que conforma o espaço do terraço, ao qual se integra a piscina, revestida com o mesmo material. A pedra da fachada se dobra e forma a cobertura. Uma pele de lâminas de madeira de iroko percorre toda a fachada oeste e norte, integrando todos os elementos de portas, painéis retráteis e coberturas, além de introduzir o usuário ao espaço interno habitável conformando o mobiliário e revestimentos internos.

© David Frutos
© David Frutos

O volume se fecha ao norte e oeste. Em sua fachada sul e leste apresenta uma imagem completamente diferente: uma pele de vidro com grandes portas de correr potencializam a fluidez do espaço da residência para a plataforma externa da varanda do jardim, que se entende como um prolongamento do espaço doméstico. Durante a noite esta imagem da residência aberta à piscina se potencializa, e uma linha de luz que percorre a parte inferior da varanda enfatiza a visão de uma plataforma em balanço sobre o jardim, sobre a qual se apoia a casa.

© David Frutos
© David Frutos

Na parte interna a residência foi organizada a partir dos usos. Os ambientes usados à noite estão ao norte, com um pátio que permite iluminar os dois banheiros e o closet mantendo a intimidade destes locais em relação ao exterior, fechado e opaco para quem olha de fora.

© David Frutos
© David Frutos

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência unifamiliar em Valverde / estudio arn arquitectos" [Vivienda unifamiliar en Valverde / estudio arn arquitectos] 10 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899521/residencia-unifamiliar-em-valverde-estudio-arn-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.