Bavillion / Studio Ardete

Bavillion / Studio Ardete - Mais Imagens+ 7

Garhshankar, Índia
  • Arquitetos: Studio Ardete; Studio Ardete
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  30
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  3M, Axo Nobel, Osram, Saint-Gobain, TATA
© Purnesh Dev Nikhanj

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Pública de Doaba, Parowal, está localizada em uma cidade remota em Punjab, na Índia. A escola tem mais de 2.500 estudantes de mais de 100 cidades. Os ônibus escolares são o principal meio de transporte para todos eles devido à distância. A residência mais distante de um estudante fica a 50 km da escola.

Planta Externa

Um ônibus escolar de 20 anos, que esgotou seu tempo de vida como veículo, teve que ser direcionado ao descarte obrigatório. O ônibus era especial para a escola, pois pertencia à primeira frota, que hoje conta com mais de 50 ônibus. A intenção do projeto era explorar a possibilidade de reutilizá-lo de forma que pudesse ser novamente útil para a escola.

© Purnesh Dev Nikhanj

Um pavilhão evoluiu, utilizando a estrutura externa do ônibus e um volume prismático triangular. Os dois volumes foram intersectados e justapostos, de modo a tornar o espaço como um todo mais interativo e útil, em vez de fazer uso apenas do interior. O teto do ônibus foi convertido em um deck, acessível por degraus que também formam um pequeno teatro ao ar livre. O deck foi inspirado pela curiosidade de crianças e adultos, concentrando-se em como eles se sentiriam ao estar em cima de um ônibus. O espaço pode ser pequeno, mas traz interesse à imaginação das pessoas, as quais têm acesso às vistas espetaculares do entorno, de pé sobre o deck.

© Purnesh Dev Nikhanj

O interior do ônibus foi utilizado como uma galeria, documentando a jornada de quatro décadas que a escola testemunhou. O pequeno espaço foi projetado com superfícies brancas multifacetadas com painéis orientados de acordo com o campo de visão de crianças e adultos. Os elementos-chave originais do ônibus, o volante e o assento do motorista, foram mantidos intactos para permitir que as crianças interajam com eles. O teatro ao ar livre e o deck foram projetados para receber vários eventos formais e informais para alunos e professores.

Planta Interna

A estrutura é usada como espaço de encontro e refúgio para alunos e professores. Os visitantes e os pais vêm visitar a galeria e a arquitetura, já que o conceito de um ônibus como um edifício é muito singular para eles. Isso os traz de volta às suas raízes. As aldeias tradicionais sempre acreditaram na economia circular, mas ao longo dos anos, tentando imitar as cidades maiores, estão sendo convertidas em economias lineares repletas de desperdício. O 'Ônibus-Edifício' ajuda a reforçar sua confiança em uma economia circular tradicional.

© Purnesh Dev Nikhanj

O vínculo compartilhado entre o ônibus escolar e a escola encontrou um novo significado. Depois de realizar mais de 8.000 viagens escolares e assumir a responsabilidade de transportar um milhão de estudantes, ele agora finalmente permanece como parte integrante da escola. Uma área para brincar, um teatro ao ar livre, uma galeria e, acima de tudo, um símbolo que incute a importância da reutilização e reciclagem para os alunos, orientando sua visão para um futuro sustentável.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Garhshankar, Punjab, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bavillion / Studio Ardete" [Bavillion / Studio Ardete] 04 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899369/bavillion-studio-ardete> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.