MAD Architects propõe novo arranha-céu para Melbourne

Cortesia de MAD

O escritório MAD Architects divulgou sua proposta para o concurso de arranha-céus “Southbank by Beulah” em 27 de julho de 2018. Selecionada como a única empresa da Ásia pela Beulah International, MAD está competindo com OMA, BIG, MVRDV, UN Studio e Coop Himmelblau para conceber um arranha-céu de uso misto no coração de Melbourne.

O desenho orgânico de MAD incorpora as formas naturais de Melbourne - montanha, árvore, nuvens - no tecido urbano denso em um arranha-céu vertical, oferecendo um projeto distinto e icônico para o horizonte da cidade que reconecta os cidadãos com a natureza.

MAD Architects propõe novo arranha-céu para Melbourne - Mais Imagens+ 8

O Southbank Boulevard está localizado no denso centro da cidade de Melbourne, rodeado por várias outras torres existentes. Estudando cuidadosamente o local e a composição do arranha-céu, MAD propõe uma estratégia para evitar superlotação, fornecer aos edifícios circundantes linhas de visão abertas e maximizar os programas residenciais e hoteleiros nos pavimentos superiores. Com 360 metros de altura, a torre se assemelha a uma enorme árvore que cresce desde o nível do solo até o céu, desafiando as típicas caixas de vidro que a cercam. Ela aparece separada dos parques históricos da cidade e do terreno local natural.

Cortesia de MAD
Cortesia de MAD

No nível base, o volume típico do espaço comercial / shopping que convida os transeuntes a explorarem o ambiente. Os espaços urbanos são empilhados verticalmente como cabanas, com paredes e árvores verdes exuberantes que permitem aos visitantes e moradores sentirem-se em meio a natureza e não na cidade. Envolta por vidro transparente, a torre ergue-se como uma árvore, rotacionando em direção ao céu, reforçando a sua forma orgânica e contando com jardins intercalados por toda a extensão vertical do verde urbano.

Cortesia de MAD

O auge do projeto é "a nuvem" - uma estrutura em balanço que abriga as comodidades públicas do hotel e oferece vistas de 360 ° de Melbourne, composta por uma fachada de membrana ETFE leve que apresenta diferentes graus de transparência. Nas bordas, a forma torna-se translúcida, emulando uma nuvem real, conferindo a sensação de leveza e tornando-se um borrão enquanto se mistura ao céu.

Cortesia de MAD

No nível da rua, a torre oferece uma praça que integra lugares de ativação urbana e revitaliza o espaço comunitário ao lado do Southbank Boulevard. Isso inclui um auditório, um teatro, uma biblioteca, assim como espaços de arte e creches, e estabelece uma conexão aberta entre o interior e o exterior na forma de grandes terraços, jardins e zonas públicas de arte.

Cortesia de MAD

O resultado do concurso “Southbank by Beulah” será revelado em 8 de agosto de 2018.

Cortesia de MAD

  • Principais parceiros responsáveis: Ma Yansong, Dang Qun, Yosuke Hayano
  • Sócio responsável: Tiffany Dahlen
  • Equipe de projeto: LI Cunhao, SUN Shouquan, Marco Gastoldi, Jennifer Perez-Rojas, WANG Xinyi, Thoufeeq Ahamed, LEI Lei, Jaime Cadarso, Reinier Simons 
  • Área do terreno: 6.000 m2
  • Área construída: 225,238 sqm
  • Altura: 360m

Via: MAD

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Laurene Cen. "MAD Architects propõe novo arranha-céu para Melbourne" [MAD Proposes a New Landmark High-rise for Melbourne] 03 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899368/mad-architects-propoe-novo-arranha-ceu-para-melbourne> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.