SJCC Glamping Resort / Atelier Chang

SJCC Glamping Resort  / Atelier Chang - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Atelier Chang; Atelier Chang
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kyungsub Shin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  SWNA (Matter & Matter), Serge Ferrari
  • Construção: Mind Glampers
  • Projeto Estrutural: KwangLim
  • Cliente: POSTMATE / POSCO (SJCCglamping)
Mais informaçõesMenos informações
© Kyungsub Shin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um conceito radical de refúgio luxuoso em meio à natureza foi lançado na Coreia do Sul, oferecendo aos hóspedes a experiência de uma imersão num cenário natural com o conforto de espaços de convivência bem desenhados, independentes e dispostos em torno de uma edificação de uso comum.

© Kyungsub Shin
Planta 1F

Este novo resort de 'luxo minimalista' – adjacente ao Seungju Country Club em Suncheon – consiste em dezesseis unidades de cores vibrantes, com uma recepção e um restaurante associados. Cada unidade oferece aos hóspedes aproximadamente 50m² de área de estar, bem como dois quartos, uma cozinha e um banheiro como unidades externas.

© Kyungsub Shin

O projeto está localizado a cerca de 300 quilômetros ao sul de Seul, inserido numa exuberante floresta de ciprestes, desfrutando de vistas distantes do Estreito Coreano. Utilizando diversas referências de elementos naturais, como a topografia dramática do local, seixos e vaga-lumes, o resort oferece aos hóspedes uma conexão direta e vívida com seu ambiente natural. Cada unidade é bem protegida das unidades vizinhas, oferecendo aos hóspedes vistas impressionantes da Baía Ecológica de Suncheon.

© Kyungsub Shin

A estrutura em aço, coberta com um tecido isolante semelhante a uma tenda, resulta num conjunto altamente resiliente que é capaz de resistir às significativas mudanças nas condições climáticas da região. O resort oferece três tipos principais de unidades para hospedagem: 'Mountain', 'Cutent' e 'Firefly', cada uma com planta e paleta de cores distintas. O restaurante/edificação de uso comum é o ponto focal do resort. O restaurante e o terraço de observação são protegidos por um elegante arranjo geométrico de brises de aço branco, mitigando a entrada de luz e calor solar.

© Kyungsub Shin
Planta

Outras características:
• Estruturas leves de aço são cobertas por um tecido sob medida feito pelo fabricante francês Serge Ferrari. O material é resistente às intempéries e ao fogo e é tensionado na base da estrutura para se ajustar à forma de uma unidade individual;
• Os elementos transparentes são construídos a partir de camadas duplas de policarbonato (para privacidade), embora o vidro possa ser usado se necessário;
• A infraestrutura elétrica e de abastecimento de água está conectada à rede principal, embora seja possível usar também recursos renováveis (captação de água da chuva e energia fotovoltaica);
• As fundações consistem em pilares de concreto com colunas de aço que suportam o deck ao qual as estruturas são fixadas.

© Kyungsub Shin

O Resort Suncheon é administrado pela SJCCglamping, uma subsidiária da empresa coreana POSCO, uma das maiores fabricantes de aço do mundo. Em parceria com a empreiteira, a Mind Glampers, as tendas foram desenvolvidas ao longo de um período de três anos. Usando esse modelo de tenda pré-desenvolvida, o projeto levou dois anos para ser concluído com a POSCO. O Atelier Chang desenvolveu uma nova tecnologia patenteada para alcançar o conforto e a leveza que o conceito de espaço e design exigia. Essa tecnologia usa camadas duplas de tecido com isolamento entre elas para manter as unidades sustentáveis e viáveis em um clima em que as temperaturas anuais podem variar de 20 graus negativos a 40 graus centígrados. As unidades - se adequadamente mantidas - devem ter uma vida útil de pelo menos 10 a 15 anos.

© Kyungsub Shin

Espera-se que o conceito arquitetônico empregado no SJCC Glamping Resort possa ser adaptado para criar instalações similares na Ásia, Europa e América do Norte no futuro. O Atelier Chang também está analisando como esse projeto pode atender à crescente necessidade, globalmente, de unidades habitacionais bem projetadas e de baixo custo, que podem ser feitas rapidamente para atender à demanda.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "SJCC Glamping Resort / Atelier Chang" [SJCC Glamping Resort / Atelier Chang] 03 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899121/sjcc-glamping-resort-atelier-chang> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.