O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotéis
  4. Coreia do Sul
  5. Atelier Chang
  6. 2018
  7. SJCC Glamping Resort / Atelier Chang

SJCC Glamping Resort / Atelier Chang

  • 09:00 - 3 Agosto, 2018
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
SJCC Glamping Resort / Atelier Chang
SJCC Glamping Resort  / Atelier Chang, © Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

© Kyungsub Shin © Kyungsub Shin © Kyungsub Shin © Kyungsub Shin + 22

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um conceito radical de refúgio luxuoso em meio à natureza foi lançado na Coreia do Sul, oferecendo aos hóspedes a experiência de uma imersão num cenário natural com o conforto de espaços de convivência bem desenhados, independentes e dispostos em torno de uma edificação de uso comum.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin
Planta 1F
Planta 1F

Este novo resort de 'luxo minimalista' – adjacente ao Seungju Country Club em Suncheon – consiste em dezesseis unidades de cores vibrantes, com uma recepção e um restaurante associados. Cada unidade oferece aos hóspedes aproximadamente 50m² de área de estar, bem como dois quartos, uma cozinha e um banheiro como unidades externas.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

O projeto está localizado a cerca de 300 quilômetros ao sul de Seul, inserido numa exuberante floresta de ciprestes, desfrutando de vistas distantes do Estreito Coreano. Utilizando diversas referências de elementos naturais, como a topografia dramática do local, seixos e vaga-lumes, o resort oferece aos hóspedes uma conexão direta e vívida com seu ambiente natural. Cada unidade é bem protegida das unidades vizinhas, oferecendo aos hóspedes vistas impressionantes da Baía Ecológica de Suncheon.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

A estrutura em aço, coberta com um tecido isolante semelhante a uma tenda, resulta num conjunto altamente resiliente que é capaz de resistir às significativas mudanças nas condições climáticas da região. O resort oferece três tipos principais de unidades para hospedagem: 'Mountain', 'Cutent' e 'Firefly', cada uma com planta e paleta de cores distintas. O restaurante/edificação de uso comum é o ponto focal do resort. O restaurante e o terraço de observação são protegidos por um elegante arranjo geométrico de brises de aço branco, mitigando a entrada de luz e calor solar.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin
Planta
Planta

Outras características:
• Estruturas leves de aço são cobertas por um tecido sob medida feito pelo fabricante francês Serge Ferrari. O material é resistente às intempéries e ao fogo e é tensionado na base da estrutura para se ajustar à forma de uma unidade individual;
• Os elementos transparentes são construídos a partir de camadas duplas de policarbonato (para privacidade), embora o vidro possa ser usado se necessário;
• A infraestrutura elétrica e de abastecimento de água está conectada à rede principal, embora seja possível usar também recursos renováveis (captação de água da chuva e energia fotovoltaica);
• As fundações consistem em pilares de concreto com colunas de aço que suportam o deck ao qual as estruturas são fixadas.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

O Resort Suncheon é administrado pela SJCCglamping, uma subsidiária da empresa coreana POSCO, uma das maiores fabricantes de aço do mundo. Em parceria com a empreiteira, a Mind Glampers, as tendas foram desenvolvidas ao longo de um período de três anos. Usando esse modelo de tenda pré-desenvolvida, o projeto levou dois anos para ser concluído com a POSCO. O Atelier Chang desenvolveu uma nova tecnologia patenteada para alcançar o conforto e a leveza que o conceito de espaço e design exigia. Essa tecnologia usa camadas duplas de tecido com isolamento entre elas para manter as unidades sustentáveis e viáveis em um clima em que as temperaturas anuais podem variar de 20 graus negativos a 40 graus centígrados. As unidades - se adequadamente mantidas - devem ter uma vida útil de pelo menos 10 a 15 anos.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Espera-se que o conceito arquitetônico empregado no SJCC Glamping Resort possa ser adaptado para criar instalações similares na Ásia, Europa e América do Norte no futuro. O Atelier Chang também está analisando como esse projeto pode atender à crescente necessidade, globalmente, de unidades habitacionais bem projetadas e de baixo custo, que podem ser feitas rapidamente para atender à demanda.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "SJCC Glamping Resort / Atelier Chang" [SJCC Glamping Resort / Atelier Chang] 03 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899121/sjcc-glamping-resort-atelier-chang> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.