Hostel na Parede / Aurora Arquitectos + FURO

Hostel na Parede / Aurora Arquitectos + FURO - Sofá, MesaHostel na Parede / Aurora Arquitectos + FURO - JanelaHostel na Parede / Aurora Arquitectos + FURO - Imagem 4 de 75Hostel na Parede / Aurora Arquitectos + FURO - Escada, ArcoHostel na Parede / Aurora Arquitectos + FURO - Mais Imagens+ 70

  • Arquitetos: Aurora Arquitectos, FURO; Aurora Arquitectos, FURO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  560
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:do mal o menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Knauf, Ofa, Sanitana
  • Engenharia: Espaço Civil e Nichos Urbanos
  • Construção: Teixeira & Matos
  • Fiscalização: Iperplano
  • Equipe: Sérgio Antunes, Sofia Reis Couto, Bruno Pereira, Tânia Sousa, Rui Baltazar, Ivo Lapa, Carolina Rocha, António Louro, José Castro Caldas, Paula Vargas, Pedro França
  • Cidade: Parede
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Hostel na Parede / Aurora Arquitectos + FURO - Sofá, Janela, Cadeira
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício encontrava-se em ruína interior, apesar disso mantinha uma extraordinária cobertura. A sua geometria complexa, com quatro volumes piramidais nos cantos, determinou a estrutura geral do projecto e compartimentação interior, dividindo a planta em 9 módulos. No módulo do centro uma escada une os 3 pisos, contaminando o espaço com o seu amarelo intenso e luz da cobertura. Os seus cantos acentuadamente boleados transportam, de forma escondida, a totalidade das infra-estruturas verticais.

Hostel na Parede / Aurora Arquitectos + FURO - Escada, Corrimão
© do mal o menos
Axonométrica
Hostel na Parede / Aurora Arquitectos + FURO - Escada, Corrimão
© do mal o menos

Foi-nos pedido que a resolução do projecto incluísse uma enorme flexibilidade nas utilizações futuras. Um Hostel num primeiro tempo, passível de transformar em moradia com pequenas alterações. Surgiram assim os volumes autónomos que contêm as casas de banho, que facilmente se removem caso se pretenda tornar os quartos maiores.

Hostel na Parede / Aurora Arquitectos + FURO - Janela
© do mal o menos

Também a estrutura geral do edifício seguiu uma lógica de fácil alteração futura. A grelha principal é construída em aço laminado, sendo o preenchimento das lajes e das paredes em aço leve. No piso superior há 4 quartos, cada um com um volume autónomo para casas de banho. No piso de entrada encontra-se a recepção, zonas comuns que podem ser utilizadas por todos – cozinha e sala de refeições / estar.

Hostel na Parede / Aurora Arquitectos + FURO - Mesa, Cadeira
© do mal o menos
Planta - Térreo
Hostel na Parede / Aurora Arquitectos + FURO - Sofá
© do mal o menos

O piso em semi-cave volta a ser ocupado por quartos. Tem uma passagem exterior, totalmente pintada de azul, que liga de forma directa, a frente da casa ao pátio a tardoz. Este pátio orientado a nascente, com duas árvores, será uma zona de socialização exterior.

Hostel na Parede / Aurora Arquitectos + FURO - Janela
© do mal o menos
Planta - Primeiro Pavimento
Hostel na Parede / Aurora Arquitectos + FURO - Imagem 53 de 75
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parede, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Hostel na Parede / Aurora Arquitectos + FURO" 24 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898740/hostel-na-parede-aurora-arquitectos-plus-furo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.