Sede do Instituto Alana / Carol Tonetti + Keila Costa

Sede do Instituto Alana / Carol Tonetti + Keila Costa - Mesa, Prateleira, CadeiraSede do Instituto Alana / Carol Tonetti + Keila Costa - PrateleiraSede do Instituto Alana / Carol Tonetti + Keila Costa - Mesa, CadeiraSede do Instituto Alana / Carol Tonetti + Keila Costa - Iluminação, PrateleiraSede do Instituto Alana / Carol Tonetti + Keila Costa - Mais Imagens+ 16

Pinheiros, Brasil
  • Arquitetos: Carol Tonetti, Keila Costa; Carol Tonetti, Keila Costa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Mello
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arconterma, Design On, Ladrilar, Nora-Kepco, Reka Iluminação, Securit, Werden
  • Colaboradores: Tiago Mendes, Pedro Mauger, Flávia Torres
  • Comunicação: Cassia Buitoni
  • Marcenaria: Marcenaria São Paulo e Marcenaria Normandia
  • Elétrica E Dados: HRD5 Segurança e Automação Comercial
  • Paisagismo: Luisa Mellis
  • Cidade: Pinheiros
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Sede do Instituto Alana / Carol Tonetti + Keila Costa - Mesa, Prateleira, Cadeira
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Instituto Alana é uma ONG dedicada a trabalhos sobre todos os assuntos da área da infância, desde a publicidade infantil (são contra e lutam para que seja proibida), obesidade infantil, crianças especiais ou os cuidados fundamentais na primeira infância. Entre as atividades do Instituto contam-se documentários (Muito Além do Peso, Tarja Branca, O Início da Vida, entre outros) e várias publicações sobre tais temas.

Sede do Instituto Alana / Carol Tonetti + Keila Costa - Cadeira, Mesa, Prateleira
© Ana Mello

A sede do Instituto ocupa uma sala de aproximados 600 m2 no décimo primeiro andar de um edifício de escritórios que se abre a uma bela e inesperada vista panorâmica sobre a cidade, um horizonte de 180 graus, algo raro em São Paulo; O Programa previa uma ocupação densa e bastante setorizada para atender às diferentes atividades dos usuários e visitantes, e sugeria ao mesmo tempo, a necessidade de uma atmosfera mais informal e descontraída. O projeto se propôs a responder à complexidade desta demanda:

Planta

Para preservar a ampla e luminosa vista integralmente acessível de qualquer parte do escritório, a usuários e visitantes, projetou-se todo o ambiente com divisórias de vidro cristal e junta seca delimitando as várias áreas solicitadas: Salas de Coordenadores, Diretores, as Salas de Reunião e Uso Múltiplo (Auditório).

Sede do Instituto Alana / Carol Tonetti + Keila Costa - Mesa, Cadeira
© Ana Mello

Apenas dois grandes arquivos-gaveteiros delimitam o Hall de acesso ao escritório, já projetados como planos integrados ao espaço arquitetônicos e em continuidade às paredes existentes; Uma área de circulação criada entre os Arquivos e Estantes da Biblioteca permite um acesso mais reservado aos gaveteiros;

Sede do Instituto Alana / Carol Tonetti + Keila Costa - Cadeira, Prateleira
© Ana Mello

Em ambiente tão aberto e transparente, desenhou-se uma Comunicação eficiente, simples e imediata - um piso monolítico de borracha em cores diversas sinaliza os setores de atividades: a Circulação geral mantêm-se em preto; as Salas de Reunião e Uso Múltiplo (Auditório) recebem um piso cor laranja; as Salas de Coordenadores e Diretores, o piso de cor magenta; No espaço do Lounge, uma extensa faixa de cor verde limão aloca as Estantes da Biblioteca formada em anos pela Instituição e de livre acesso inclusive aos visitantes.

Sede do Instituto Alana / Carol Tonetti + Keila Costa - Prateleira, Cadeira
© Ana Mello

Os Materiais são práticos e simples: Gaveteiros em MDF (Medium-density fibreboard (MDF) revestido com laminado melamínico cor branco, com portas de abrir e gavetas tipo fichário; Estantes de madeira de pinus na cor natural e estrutura em aço na cor grafite formada por dois idênticos perfis “I” metálicos com dimensão aproximada de 10.00m chumbados no piso e laje; Entre os dois perfis distribuem-se caixas de madeira de pinus com dimensões diversas e fundos vazados ou opacos, deixando as estantes transparentes e animadas.

Sede do Instituto Alana / Carol Tonetti + Keila Costa - Mesa, Cadeira, Prateleira
© Ana Mello

Para um espaço receptivo e alegre ao trabalho com crianças, decidiu-se não recorrer a qualquer figuração infantil. Todo o ambiente é sinalizado espacialmente: as Cores fortes no piso comunicam atividades, uma Iluminação variada em todo o espaço, com luz rebatida, luminárias de teto ou de piso, modula os ambientes abertos ou mais resguardados; Cortinas na cor platina nas salas de reunião avisam os momentos de privacidade quando fechadas, e ao longo das Estantes, os assentos, bancos e mesinhas com luz dirigida convidam à leitura; Alguns móveis soltos e coloridos pontuam todo o espaço e dão ritmo ao ambiente.

Sede do Instituto Alana / Carol Tonetti + Keila Costa - Mesa, Cadeira
© Ana Mello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Fradique Coutinho, 50 - Pinheiros, São Paulo - SP, 03178-200, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede do Instituto Alana / Carol Tonetti + Keila Costa" 25 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898702/sede-do-instituto-alana-carol-tonetti-plus-keila-costa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.