Miami Museum Garage / WORKac + Nicolas Buffe + Clavel Arquitectos + K/R and J. MAYER. H.

Miami Museum Garage / WORKac + Nicolas Buffe + Clavel Arquitectos + K/R and J. MAYER. H. - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Clavel Arquitectos, J. Mayer H, K/R, Nicolas Buffe, WORKac
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Imagen Subliminal
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Entech Innovative of Rockledge, FL. TK Project Manager, KVC Constructors of Miami, FL. TK Project Manager., Zahner
  • Responsável (Clavel Arquitectos): Rafael de Giles González
  • Colaboradores (Clavel Arquitectos): Ricardo Carcelén González Ramón Gómez Ruiz Adrián Riquelme Martínez Mariano Tomás Fuster Diego Victoria García David Hernández Conesa
  • Iluminação Da Fachada: Speirs + Major, TK Project Manager.
  • Desenvolvimento E Engenharia Da Fachada: mTim Haahs, Project Manager Javier Fernandez.
  • Componentes Metálicos Da Fachada Projetados, Fabricados E Instalados Por: Zahner of Kansas City, MO., TK Project Manager.
  • Composição Da Resina Das Fachadas (Buffe’s And Clavel’s): Entech Innovative of Rockledge, FL. TK Project Manager.
  • Estrutura De Concreto: KVC Constructors of Miami, FL. TK Project Manager.
  • Cliente: Dacra and LVMH
  • Cidade: Miami
Mais informaçõesMenos informações
© Imagen Subliminal

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Garagem está localizado no Design District de Miami, um bairro dedicado às inovações artísticas, design e arquitetura. Com a colaboração de cinco arquitetos, o edifício de uso misto com sete pavimentos irá abrigar, no térreo, espaço para lojas e capacidade para 800 veículos. Em 2015 Craig Robins, um dos incorporadores do Design District, procurou o arquiteto e curador Terence Riley para desenvolver o conceito do Museu Garagem. WORKac, J. Mayer. H, Clavel Arquitectos, Nicolas Buffe foram selecionados para criar as fachadas da garagem, conjuntamente com o escritório do próprio Riley, K/R (Keenen/Riley).

© Imagen Subliminal

Ao reunir estes profissionais, Riley se inspirou no jogo surrealista francês Cadavre Exquis, Cadáver Esquisito em português. O jogo envolve uma combinação de imagens feitas por vários artistas separadamente, somadas em uma única obra, a qual não necessariamente têm um sentido literal, mas flui como uma composição.  Com o acompanhamento de Riley, cada arquiteto ficou encarregado de projetar uma área, e teve liberdade para criar projetos individuais, bem como construí-los. O resultado é uma amostra única, uma versão arquitetônica de Cadáver Esquisito.

Diagrama - Fachada

O edifício está localizado na esquina da NE 1st Avenue com a NE 41st Street em meio ao Design District. Na fachada da 1st Avenue o trabalho do escritório nova iorquino WORKac, chamado de Ant Farm, celebra a interação social, a sustentabilidade, a arte, a música e a paisagem. Com um display inspirado em uma colônia de formigas, os arquitetos representam atividades e ocupações humanas em espaços públicos, como jardins, uma biblioteca a céu aberto, galerias abertas e um parquinho, de forma que as conexões entre essas ilhas aparecem e desaparecem por detrás de painéis metálicos perfurados que fornecem um contraste visual, sombra e proteção.

Essa fachada se encontra com a Hugs ans Kisses (XOX), projetada por J.MAYER.H. na 41st Street. Nela, um grande letreiro escrito XOX aparece como peças de quebra-cabeças que se integram com a fachada de  WORKac. Suas formas enigmáticas e cores fortes relembram formas aerodinâmicas que parecem flutuar. Volumes menores, cobertos por painéis metálicos, projetam-se para fora e iluminados de noite. 

© Imagen Subliminal

A fachada seguinte, seguindo a 41st Street, serve como acesso de veículos da garagem, e foi trabalhada por Nicolas Buffe, um artista nascido na França que vive no Japão. Seu trabalho, construído por cima de uma cortina de metal perfurado preta, mostra uma série de elementos metálicos 2D e 3D cortados a laser e acabados com resina plástica.  No nível da rua a fachada recebe quatro cariátides com aproximadamente 7 metros na entrada e saída do edifício. Assim como as cariátides, a composição reflete a paixão infantil do artista por video-games e anime. O resultado é uma justaposição inesperada de animes, tokusatsu e mangás com um toque de outra paixão de Buffe, o Rococó e o Barroco. 

© Imagen Subliminal
© Imagen Subliminal
© Imagen Subliminal

A fachada seguinte, projetada por Clavel Arquitectos, aborda o renascimento da vida urbana no Design District, lugar onde antigas estruturas e espaços degradados foram revitalizados por intervenções urbanas e arquitetônicas. O projeto Urban Jam sugere uma resinificação similar com elementos familiares, usando 45 carcaças de carros presas à uma gaiola metálica. Essas carcaças ganharam uma segunda vida ao se tornarem objetos de luxo e serem expostas em um trânsito surreal.

A fachada seguinte, assinada pelo arquiteto curador de toda a fachada, K/R, está no limite da 41st Street, próxima ao Instituto de Arte Contemporânea. Barricades, como foi denominado o projeto, é inspirada na paisagem automobilística de Miami, especialmente suas barreiras listradas de laranja e branco. Na fachada as barreiras foram viradas de ponta cabeça, formando uma linha colorida. A fachada tem 'janelas', enquadradas com molduras de aço inoxidável, através das quais jardineiras de concreto saem acima da calçada.

© Imagen Subliminal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Miami Design District, Miami, FL, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Escritório
Cita: "Miami Museum Garage / WORKac + Nicolas Buffe + Clavel Arquitectos + K/R and J. MAYER. H." [Miami Museum Garage / WORKac + Nicolas Buffe + Clavel Arquitectos + K/R and J. MAYER. H.] 21 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898538/miami-museum-garage-workac-plus-nicolas-buffe-plus-clavel-arquitectos-plus-k-r-and-j-mayer-h> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.