Doca / Michael Green Architecture

Doca / Michael Green Architecture - Mais Imagens+ 8

Vancouver, Canadá
© Ema Peter

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício da doca, do Royal Vancouver Yacht Club, é um exemplar da elegância da arquitetura industrial executada com um baixo orçamento. A equipe de projeto do MGA tinha como objetivo demonstrar que todos os projetos, seja um edifício industrial, butiques ou museus, podem e deveriam ser realizados com cuidado. "Entregar projetos cuidadosos e elegantes é sempre possível, independente do orçamento', discorre Michael Green, presidente do MGA. "É essa a ideia que queríamos apontar quando desenhamos esta doca".

© Ema Peter

O projeto está localizado na praia de Jericho, em Vancouver e serve uma marina de veleiros. O edifício fornece vestiários, escritórios para o Harbour Master, espaços de aulas para crianças e uma variedade de espaços de workshops para manter os barcos, veleiros e equipamentos. As necessidades práticas do projeto, seu orçamento reduzido e sua localização requeriam uma solução simples que honrasse a fábrica e seu patrimônio industrial náutico.

© Ema Peter

O volume é simples, duas massas que se cruzam e se espelham criando um ponto de luz para o mar, e um ponto de luz para a terra. A fachada que olha para o continente recebe uma parede de policarbonato lamelado e translúcido que traz luz para os espaços de trabalho e iluminação para a praia durante a noite. A fachada da marina tem uma série de portas de garagem que se abrem para a baia, além do painel envidraçado dos escritórios administrativo das Docas. Uma parede de madeira acima dos escritórios escondem as máquinas no volume mais alto que faceia o mar. 

Planta

A calha em diagonal fornece uma saliência para as portas da loja, imitando as formas de borda de naves dos veleiros de corrida. O edifício está implantado no limite do mar, onde a linha d'água encontra a praia. Quase metade do orçamento do projeto foi gasto na fundação do edifício, tornando um desafio criar algo significativo para a comunidade com o dinheiro restante. 

© Ema Peter

Painéis brancos foram utilizados no exterior, como referência às velas dos barcos. A estrutura é um mix de pilares e vigas com madeira clara, decks e paredes de madeira. O interior é uma estrutura predominantemente de laminado, o que transmite um acabamento rústico, porém sempre renovável. De forma geral, os detalhes são modestos e práticos. Esta doca exemplifica como uma equipe criativa, um cliente ambicioso e uma grande visão de futuro podem produzir arquitetura. 

© Ema Peter

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vancouver, BC, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Doca / Michael Green Architecture" [The Dock Building / Michael Green Architecture] 17 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898173/doca-michael-green-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.