Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo

Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo

Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Cerca, Tijolo, JardimMi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Imagem 3 de 26Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - CercaMi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Cama, DormitórioMi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Mais Imagens+ 21

Brasília, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  890
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Front Filmes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Casual Móveis, Chance, Deca, Dinaflex, Flexform, Gradebras, Impercia, Kabala, Ornare, Talentus Esquadrias, Vallori
  • Autora: Valéria Gontijo
  • Co Autoras: Isabela Moura, Isabela Valença
  • Paisagismo: Cenário – Arquitetura da Paisagem
  • Cálculo Estrutural: Situare Engenharia
  • Execução E Gerenciamento De Obra: Multiambiental Engenharia
  • Luminotécnico: Lumini
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Imagem 3 de 26
© Front Filmes

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto mi casa foi um desafio entre o entusiasmo e a objetividade de projetar. Criar uma casa para um arquiteto, por arquitetos, foi e sempre será um desafio. Como em todos os projetos do Studio, a busca por uma arquitetura que traduzisse não só o gosto pessoal, mas a própria tendência de simplificação que buscamos em nossas vidas, tornou-se chave conceitual para o partido. 

Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Fachada
© Front Filmes
Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Imagem 21 de 26
Planta
Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Bancada, Mesa, Prateleira, Cozinha, Viga, Cadeira
© Front Filmes

O uso de volumes claros e com geometria pura, permitiu ao projeto uma uniformidade e racionalidade no partido, distribuindo a casa em três blocos: serviço, social e íntimo. Além disso, o uso constante do concreto e da madeira, permitiram uma maior unidade no projeto. 

Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Jardim
© Front Filmes
Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Imagem 22 de 26
Diagrama Volumetria
Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Jardim, Floresta
© Front Filmes

O trespasse dos volumes se dá pelo encaixe dos blocos, laje a laje. Deixando apenas o bloco central, destinado aos espaços sociais, vazado e integrado com os jardins. Além disso, a escolha do concreto aparente, que dá peso e estética à casa, contrapõe-se com a leveza da laje de piso suspensa, recurso pensado desde os primeiros croquis.

Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Imagem 6 de 26
© Front Filmes

Ao total, as 87 portas pivotantes externas do projeto deixam que a natureza faça parte do cotidiano da casa, permitindo que todos os cômodos sejam abertos para os jardins externos. Junto com a equipe da Cenário (de SP), todo cuidado em manter árvores do cerrado (inclusive o Pequizeiro, próximo ao deck da piscina) foi importante para que a arquitetura final contemplasse de fato a arquitetura da cidade que fora implantada, Brasília. 

Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Sofá, Mesa, Bancada, Cozinha, Prateleira
© Front Filmes

O interior, marcado por escolhas pessoais (antiquários, peças escolhidas em viagens, arte de família), ganhou ares refinados pelo complemento com mobiliários italianos, como os sofás Flexform, usados no living. A busca por cada peça, por cada quadro e cada adorno, confere ao projeto uma singularidade importante e única.

Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Cerca, Tijolo, Jardim
© Front Filmes
Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Aido
© Front Filmes

Uma casa aparentemente simples mas, que carrega uma história cheia de desafios e esforços, desde sua concepção. O cuidado com a iluminação, o empenho na execução de paredes, o traço do concreto e o traço de uma arquiteta cliente, até o último quadro escolhido para sala de jantar. Uma casa que permite sua constante adaptação aos gostos e preferências de seus usuários.

Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo - Cama, Dormitório
© Front Filmes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Mi Casa / Studio [+] Valéria Gontijo" 26 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897828/mi-casa-studio-plus-valeria-gontijo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.