Casa + Casa em Amparo / Aleph Zero

Casa + Casa em Amparo / Aleph Zero

© Pedro Kok© Pedro Kok© Pedro Kok© Pedro Kok+ 33

Amparo, Brasil
  • Arquitetos: Aleph Zero
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  613
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Pedro Kok
  • Colaboradores:Beatriz Rocha, Marina Oba, Yuri Vasconcelos, Julia Carvalho Dell`acqua, Gabriel Tomich, Nicolie Duarte, Daniela Moro
  • Projeto Estrutural:Andrade Rezende
  • Landscape:Raul Pereira Arquitetos Associados
  • Projeto De Luminotécnica:Lux Projetos
  • Instalações:JPD
Mais informaçõesMenos informações
© Pedro Kok
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. O que nos move ao conceber estas duas casas é a possibilidade de distorcer e compor com uma noção de natureza, ao mesmo tempo selvagem e artificial. Uma fina camada de solo flutua alguns metros acima da cota do nível térreo, como se dele tivesse sido entalhada. Sob ela revela-se um mundo envolto em elementos naturais, porém domesticados: água, vegetação, animais. Acima, destacam-se dois volumes metálicos sobre um espaço relvado de onde se pode observar a paisagem, como duas casas de campo sobre um jardim, em uma relação espacial bastante usual, não acontecesse ela na cota do pavimento superior.

© Pedro Kok
© Pedro Kok
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Pedro Kok
© Pedro Kok

Há, assim, uma certa distorção na percepção do que seria o térreo “natural”, e o “térreo” elevado, artificial. Programaticamente, as duas casas que se unem em complexo edificado contém, no nível do solo, um atelier, uma residência de aproximadamente 100,00 m2 e áreas de lazer, como piscina e espaços de convivência. No pavimento acima, estão os dois quartos de hóspedes e mais uma residência de aproximadamente 90,00 m2.

© Pedro Kok
© Pedro Kok
Diagrama de Estrutura
Diagrama de Estrutura
© Pedro Kok
© Pedro Kok

Cada função programática contida na edificação pode funcionar de maneira autônoma, com entradas independentes, propiciando, assim, diversas combinações de uso. Um grid constante de 5 metros por 5 metros, em estrutura de mista, acolhe as funções residentes em contato com o solo, assim como sustenta os volumes superiores e a segunda cota de vegetação, que em momentos está fechada por plantas e em outros encontra-se aberta, permitindo a passagem parcial da luz.

© Pedro Kok
© Pedro Kok
Isométrica Explodida
Isométrica Explodida
© Pedro Kok
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa + Casa em Amparo / Aleph Zero" 05 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897594/casa-plus-casa-em-amparo-aleph-zero> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.