O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Brasil
  5. Foster + Partners
  6. 2017
  7. Aqwa Corporate / Foster + Partners

Aqwa Corporate / Foster + Partners

  • 09:00 - 8 Julho, 2018
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Aqwa Corporate / Foster + Partners
Aqwa Corporate / Foster + Partners, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © André Nazareth © André Nazareth + 44

  • Arquitetos

  • Localização

    Via Binário do Porto, 299 - Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
  • Equipe

    Norman Foster, David Nelson, Spencer de Grey, David Summerfield, Juan Frigerio, Pedro Haberbosch, Filomena Russo, Rui Alves, Anthony Cestra, Chris Farmer, Daniel Gaertner, Domingos Garcia, Jai Krishnan, Courtney Hunt, Consuelo Manna, Sebastian Mendez, Alonso De Garay Montero, Elke Pedal, Jorge Pereira, Maro Riga, David Santamaria, Nathan St. John, Anthony Stahl, Jose Vargas-Hidalgo, Francisco Waltersdorfer
  • Área

    223000.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

    • Arquitetos colaboradores

      RAF Arquitetura
    • Blockwork / Drywall

      ADDOR
    • Engenharia estrutural [Concreto]

      JKMF
    • Fundação

      Consultrix / Geofix
    • Engenharia estrutural [Aço]

      Beltec / CODEME
    • [Elétrica / Saúde pública] Engenheiros

      MHA
    • [Mecânica] Engenheiros

      TEKNIKA
    • Segurança contra incêndio

      MHA / Shaft
    • BMS

      Bosco & Associados
    • Consultoria de fachada

      AJLP Surface Design Group
    • Consultoria Pedra

      DGG Assessoria Ltda
    • Arquitetura da paisagem

      Pamela Burton & Company
    • Paisagista colaborador

      Sergio Santana
    • Isolamento

      PROASSP
    • Especialista em iluminação

      ARUP
    • Colaborador projeto de iluminação

      Studio IX
    • LEED + Env Analysis

      CTE
    • Acústica

      Acustica & Sonica
    • Acessibilidade

      Rogerio Romeiro
    • Acesso da fachada

      Gondomatic
    • Construtora

      HTB Engenharia e Construção
    • Cliente

      Tishman Speyer - TS-19 Participações Ltda
    • Mais informações Menos informações
    © André Nazareth
    © André Nazareth

    Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Aqwa Corporate é um empreendimento comercial de luxo para escritórios situado na orla do Rio de Janeiro, estrategicamente implantado no coração da área de requalificação da zona portuária da capital carioca, o Porto Maravilha. Localizado em uma antiga área de aterro, criado ainda no século XX, o projeto faz parte de um amplo programa de recuperação dos espaços urbanos da histórica zona portuária do Rio de Janeiro. Ao longo de sua história, a área foi palco de importantes eventos históricos e culturais.

    © André Nazareth
    © André Nazareth
    Implantação
    Implantação
    © André Nazareth
    © André Nazareth

    O local também fica próximo ao porto do Rio, que há muitos anos encontrava-se isolado da cidade pela rodovia "Perimetral". Como parte do plano diretor, parte dessa rota elevada acabou sendo demolida, reintegrando o porto - que ainda recebe milhares de visitantes todos os anos -  à cidade. O projeto do Porto Maravilha também pretende requalificar parques, praças e outros espaços públicos em todo a região, enquanto racionaliza o fluxo de veículos e introduz novos espaços comerciais e cívicos para favorecer a qualidade de vida dos moradores da região central do Rio.

    © Unloop
    © Unloop

    O terreno está implantado junto a recém-criada Av. Rodrigo Alves, uma via expressa que conecta a área central ao norte da cidade, e a Avenida Binário, que leva ao sul, contando ainda com acesso direto ao transporte público, através da nova estação do trem de superfície. No coração do projeto, foi criada uma grande praça central - um vibrante espaço público para pedestres com uma galeria comercial linear, recriando o espaço cívico da rua dessa antiga área industrial portuária.

    © Nelson Kon
    © Nelson Kon

    Segundo o masterplan, todas as áreas de frente para a baía também precisam contemplar espaços públicos de forma a configurar um 'parque urbano linear' - uma área verde que deve fornecer um isolamento contínuo ao longo da rodovia Rodrigues Alves. Este parque linear de 400 metros de comprimento se conecta com o terreno do projeto assinado pelo arquiteto britânico, estabelecendo um corredor verde ao lado do mar, de frente para a galeria comercial. Além disso, o parque conta com ciclovias, caminhos para pedestres e áreas de descanso em diferentes níveis para criar uma barreira visual que protege o local da movimentada avenida ao lado, mantendo e ampliando as vistas para a Baía de Guanabara.

    © Nelson Kon
    © Nelson Kon
    Corte longitudinal
    Corte longitudinal
    © Nelson Kon
    © Nelson Kon

    O empreendimento, com 22 pavimentos distribuídos entre dois edifícios, foi planejado para ser construído em fases e consiste de 125.000 metros quadrados de espaços para escritórios, lojas comerciais e espaços públicos no térreo. O estacionamento encontra-se dividido em cinco níveis subterrâneos, com rampas de acesso exclusivas que servem ambos os edifícios. O hall de entrada de cada edifício foi construído acima da praça pública central, com vistas para o porto e a Baía de Guanabara.

    © Nelson Kon
    © Nelson Kon

    Três escadas rolantes fazem a conexão entre a praça central e os lobbies do edifício, além dos elevadores que levam os visitantes diretamente ao estacionamento. Os núcleos de serviço e circulação foram planejados para que cada pavimento possa ser subdividido em até quatro empresas diferentes. Vazios foram previstos nas lajes para que futuramente seja possível incorporar  novas inter-conexões verticais e escadas internas quando necessário. A altura do pé direito livre dos escritórios foram otimizadas em 2,85 metros. A estrutura principal consiste em uma laje de concreto moldado in loco sob um deck metálico com os lobbies suspensos sobre uma estrutura de aço.

    © Nelson Kon
    © Nelson Kon

    O edifício foi projetado para receber a certificação LEED ASHRAE Gold. O projeto incorpora as condições climáticas específicas, estabelecendo uma estratégia de auto-sombreamento para as fachadas do edifício, bem como fornecendo proteção solar e coberturas eficazes em todos os principais espaços públicos de circulação e comodidades ao ar livre. O projeto foi concebido essencialmente como um domínio público acessível para pedestres, totalmente livre, com a praça central se constituindo em um grande espaço cívico para a cidade. Ambas as entradas do edifício estão diretamente conectadas à praça e são facilmente reconhecíveis a partir de qualquer ponto do terreno.

    © André Nazareth
    © André Nazareth
    Planta - térreo
    Planta - térreo
    © Nelson Kon
    © Nelson Kon

    Ver a galeria completa

    Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
    Sobre este escritório
    Foster + Partners
    Escritório
    Cita: "Aqwa Corporate / Foster + Partners" [Aqwa Corporate / Foster + Partners] 08 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897569/aqwa-corporate-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.