Escritório RJ / MM18 Arquitetura + Fabiane Sakai

Escritório RJ / MM18 Arquitetura + Fabiane Sakai - Mesa, CadeiraEscritório RJ / MM18 Arquitetura + Fabiane Sakai - Prateleira, CadeiraEscritório RJ / MM18 Arquitetura + Fabiane Sakai - CadeiraEscritório RJ / MM18 Arquitetura + Fabiane Sakai - JanelaEscritório RJ / MM18 Arquitetura + Fabiane Sakai - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Fabiane Sakai, MM18 Arquitetura; Fabiane Sakai, MM18 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luisa Breier
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ampla Marcenaria, Beaulieu, Fernando Jaeger, Ovo
  • Construção: Lock Engenharia
  • Equipe: Fabiane Sakai, Marcos Paulo Caldeira, Mila Strauss, Felipe Faulin
  • Cidade: Botafogo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório RJ / MM18 Arquitetura + Fabiane Sakai - Imagem 10 de 18
© Luisa Breier

Descrição enviada pela equipe de projeto. A mudança de sede para um espaço em frente à Praia de Botafogo marcou a nova fase de uma empresa de tecnologia brasileira em 2016. Com o desafio de projetar um escritório que fortalecesse a identidade da empresa e a experiência dos usuários no lugar, foi dada atenção às estratégias de ocupação do espaço e a escolha dos materiais. Para atender à flexibilidade necessária no modo de trabalhar da empresa, que consiste na independência de equipes e a forma como elas se modificam com o tempo e demandas, a distribuição das estações de trabalho seguiu o conceito de layout open space.

Escritório RJ / MM18 Arquitetura + Fabiane Sakai - Prateleira, Cadeira
© Luisa Breier

Escritório RJ / MM18 Arquitetura + Fabiane Sakai - Mesa, Cadeira, Janela
© Luisa Breier

Essa solução também contribuiu com a amplitude dos ambientes e integração com o terraço externo, assinado pelo paisagista Roberto Burle Marx, que permeia todo o espaço. Sem sala de recepção, o usuário é convidado a adentrar no espaço e ter a visão da empresa como um todo, observando seu funcionamento com o terraço de cenário ao fundo. Considerando a forte característica de colaboração entre os times, lousas e mobiliários desenhados foram espalhados entre as estações de trabalho para incentivar a troca e a geração de ideias. Salas de reunião também servem de apoio, construídas em vidro para proporcionar privacidade, mas sem se tornar uma barreira visual.

Escritório RJ / MM18 Arquitetura + Fabiane Sakai - Mesa, Cadeira
© Luisa Breier

A área de convivência foi estrategicamente posicionada à esquerda da entrada, com vista para a praia. Para a criação deste espaço, denominado Comuna, foram utilizados elementos de marcenaria que delimitam o ambiente, sem isolá-lo do restante do escritório. Dentre estes elementos destacam-se a arquibancada e os armários que formam a copa. Além da possibilidade de usos, seja para descansar ou fazer reuniões informais, a Comuna é o principal ambiente que representa a ideia da empresa de trazer pessoas de fora para dentro de seu espaço, com infraestrutura para promover palestras e eventos de pequeno porte.

Escritório RJ / MM18 Arquitetura + Fabiane Sakai - Mesa
© Luisa Breier

Sobre os materiais, elementos de madeira se mesclam com o piso cinza, levando, através dessa combinação, conforto por toda a extensão do escritório. Alguns ambientes são destacados através de carpetes ou móveis coloridos. A infraestrutura metálica aparente no teto, salas envidraçadas e equipamentos de audiovisual, ao mesmo tempo que são funcionais, criam uma conexão com o conceito de tecnologia. A concepção do projeto ajuda no desenvolvimento da visão do escritório como espaço de integração entre funcionários e visitantes. O resultado é um lugar onde a tecnologia, a inovação e a criatividade são valorizadas.

Escritório RJ / MM18 Arquitetura + Fabiane Sakai - Cadeira
© Luisa Breier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praia de Botafogo, 300 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22250-040, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório RJ / MM18 Arquitetura + Fabiane Sakai" 11 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897553/escritorio-rj-mm18-plus-fabiane-sakai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.