Residência Bugatti / A4estudio

Residência Bugatti / A4estudio - Mais Imagens+ 33

Mendoza, Argentina
  • Arquitetos: A4estudio; A4estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  480
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, FV, Hidro, Murvi, ferrum
Mais informaçõesMenos informações
© Arq Luis Abba

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um bairro privado a oeste da cidade de Mendoza em relação direta com a montanha e vistas distantes da cidade. O terreno de 20 m de frente e 50 de fundo tem saída para duas ruas, norte e sul.

© Arq Luis Abba
Esquema 01 / Axonométrica
© Arq Luis Abba

O mais determinante na definição do projeto foi o programa, a família é constituída por um casal com uma filha, que é mãe solteira, tem dificuldades para andar e que, por sua vez, tem gêmeos de cinco anos.

© Arq Luis Abba

Decidiu-se organizar a residência através de pavilhões que pudessem ser integrados ou mantidos como independentes de acordo com os diferentes cenários da vida cotidiana. Um primeiro pavilhão resolveria a vida em comum de todos os membros organizado entre sala principal, a sala de jantar, a cozinha, os serviços e a adega. Um segundo pavilhão abrigaria a organização do casal, além de um dormitório com closet e banheiro, um espaço adicional que permitiria momentos de autonomia do restante da casa com uma pequena sala de estar e uma mesa como apoio para o escritório.

© Arq Luis Abba
Planta
© Arq Luis Abba

O terceiro pavilhão abrigaria a mãe e seus filhos, organizado em três dormitórios com banheiro e sala de estar/sala de jogos.

Estes três pavilhões são relacionados por um espaço central que os integra, sendo ao mesmo tempo a sala de acesso à casa  conectada com uma galeria e o jardim exterior. Através deste espaço, os três pavilhões são integrados ou fechados permitindo diferentes interações.

Finalmente um quarto pavilhão resolve, com acesso independente, a churrasqueira e estacionamento/garagem.

© Arq Luis Abba
Cortes
© Arq Luis Abba

Uma vez considerados os afastamentos laterais e com a imposição do bairro em desenvolver telhados inclinados, formou-se uma peça única que, com a tipologia do claustro, expressa a sua maior altura para o perímetro exterior e a sua menor altura para o centro. Neste volume, operações de subtração começaram a formar os diferentes pavilhões, o pátio de acesso, o jardim principal e um pátio intermediário.

© Arq Luis Abba

Uma base de concreto visível resolve a inclinação existente de 90cm entre as duas ruas, alcançando um estrato de relações contínuo e nivelado, a fim de facilitar os movimentos dentro da casa e possibilitar o trânsito de uma cadeira de rodas.

© Arq Luis Abba

Sobre essa base, a lógica construtiva era formar um perímetro externo de parede de tijolos com isolamento duplo e altura de 4,85 m sobre as quais está apoiada uma estrutura metálica coberta com chapas de metal corrugado nos suportes externos e madeira tingida de preto no interior que forma tanto o telhado como o recinto vertical interior de 3m de altura.

© Arq Luis Abba

Os cantos são resolvidos seguindo a lógica dos encontros das coberturas, produzindo também o escopo de acesso. O projeto é completado com uma adega de vinhos no subsolo e um pequeno mirante exterior a partir do qual você pode contemplar a cordilheira e vistas distantes da cidade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Bugatti / A4estudio" [Casa Bugatti / A4estudio] 30 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897326/residencia-bugatti-a4estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.