O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. A4estudio
  6. 2017
  7. Residência Bugatti / A4estudio

Residência Bugatti / A4estudio

  • 21:00 - 30 Junho, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Bugatti / A4estudio
Residência Bugatti / A4estudio, © Arq Luis Abba
© Arq Luis Abba

© Arq Luis Abba © Arq Luis Abba © Arq Luis Abba © Arq Luis Abba + 38

© Arq Luis Abba
© Arq Luis Abba

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um bairro privado a oeste da cidade de Mendoza em relação direta com a montanha e vistas distantes da cidade. O terreno de 20 m de frente e 50 de fundo tem saída para duas ruas, norte e sul.

© Arq Luis Abba
© Arq Luis Abba
Esquema 01 / Axonométrica
Esquema 01 / Axonométrica
© Arq Luis Abba
© Arq Luis Abba

O mais determinante na definição do projeto foi o programa, a família é constituída por um casal com uma filha, que é mãe solteira, tem dificuldades para andar e que, por sua vez, tem gêmeos de cinco anos.

© Arq Luis Abba
© Arq Luis Abba

Decidiu-se organizar a residência através de pavilhões que pudessem ser integrados ou mantidos como independentes de acordo com os diferentes cenários da vida cotidiana. Um primeiro pavilhão resolveria a vida em comum de todos os membros organizado entre sala principal, a sala de jantar, a cozinha, os serviços e a adega. Um segundo pavilhão abrigaria a organização do casal, além de um dormitório com closet e banheiro, um espaço adicional que permitiria momentos de autonomia do restante da casa com uma pequena sala de estar e uma mesa como apoio para o escritório.

© Arq Luis Abba
© Arq Luis Abba
Planta
Planta
© Arq Luis Abba
© Arq Luis Abba

O terceiro pavilhão abrigaria a mãe e seus filhos, organizado em três dormitórios com banheiro e sala de estar/sala de jogos.

Estes três pavilhões são relacionados por um espaço central que os integra, sendo ao mesmo tempo a sala de acesso à casa  conectada com uma galeria e o jardim exterior. Através deste espaço, os três pavilhões são integrados ou fechados permitindo diferentes interações.

Finalmente um quarto pavilhão resolve, com acesso independente, a churrasqueira e estacionamento/garagem.

© Arq Luis Abba
© Arq Luis Abba
Cortes
Cortes
© Arq Luis Abba
© Arq Luis Abba

Uma vez considerados os afastamentos laterais e com a imposição do bairro em desenvolver telhados inclinados, formou-se uma peça única que, com a tipologia do claustro, expressa a sua maior altura para o perímetro exterior e a sua menor altura para o centro. Neste volume, operações de subtração começaram a formar os diferentes pavilhões, o pátio de acesso, o jardim principal e um pátio intermediário.

© Arq Luis Abba
© Arq Luis Abba

Uma base de concreto visível resolve a inclinação existente de 90cm entre as duas ruas, alcançando um estrato de relações contínuo e nivelado, a fim de facilitar os movimentos dentro da casa e possibilitar o trânsito de uma cadeira de rodas.

© Arq Luis Abba
© Arq Luis Abba

Sobre essa base, a lógica construtiva era formar um perímetro externo de parede de tijolos com isolamento duplo e altura de 4,85 m sobre as quais está apoiada uma estrutura metálica coberta com chapas de metal corrugado nos suportes externos e madeira tingida de preto no interior que forma tanto o telhado como o recinto vertical interior de 3m de altura.

© Arq Luis Abba
© Arq Luis Abba

Os cantos são resolvidos seguindo a lógica dos encontros das coberturas, produzindo também o escopo de acesso. O projeto é completado com uma adega de vinhos no subsolo e um pequeno mirante exterior a partir do qual você pode contemplar a cordilheira e vistas distantes da cidade.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
A4estudio
Escritório
Cita: "Residência Bugatti / A4estudio" [Casa Bugatti / A4estudio] 30 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897326/residencia-bugatti-a4estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.