Casa Xólotl / Punto Arquitectónico

Casa Xólotl / Punto Arquitectónico - Mais Imagens+ 48

  • Arquitetos: Punto Arquitectónico; Punto Arquitectónico
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  165
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tamara Uribe
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Coolfan, Helvex, Mosaicos La Peninsular, Teca, Tecnolite
  • Construção: Central Constructora
  • Cálculo Estrutural: I. E. S. E. Eng. Emanuel Solís, Eng. Julio Baeza
  • Arquitetos Autores Da Obra: Alejandra Molina Gual, José Israel Ramírez Segura, Mauricio Rosales Aznar
  • Equipe De Projeto: Cristina Cámara, Rolando Lizárraga, Maricruz Alcalá, Estéfani Luis, Br. Estephania Lugo, Christopher Estrella, Manuel Ferrer
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Tamara Uribe

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Xólotl encontra-se anexada em um edifício dentro do centro histórico da cidade de Mérida. Com a fachada para uma rua de baixo fluxo de circulação, contém uma casa de descanso que demarca e contempla as visuais ao interior da mesma.

© Tamara Uribe

O projeto surge em uma pequena casa preexistente de cem metros quadrados composta de três alas (área social, cozinha e um dormitório com banheiro). Dentro de um edifício de dez por vinte e dois metros, o programa deveria abrigar uma área social com varanda, piscina e dois dormitórios com seus respectivos banheiros.

© Tamara Uribe

O acesso à propriedade se posiciona no extremo direito da primeira ala através de um hall que serve de pausa entre a realidade urbana e o ambiente sereno do interior, deixando lugar para abrigar um dormitório e um banheiro no espaço restante dentro da mesma.

Planta Térreo

A área social ocupa toda a segunda ala, em um mono-espaço estão sala de estar, sala de jantar e cozinha, ligando-se à terceira ala através de janelas que fundem o espaço visual e funcionalmente.

© Tamara Uribe

A terceira ala do edifício recebe uma intervenção mais radical. A laje original em mal estado foi substituída por uma laje leve, de materialidade contrastante com o envoltório, abrigando a varanda, a laje de concreto, a estrutura da mesma passa tangente às paredes existentes sem encostá-las.

© Tamara Uribe

O dormitório principal ocupa o fundo do lote, à moda de uma vila independente, e serve de arremate a partir do interior da casa e confina o pátio contendo as vistas dentro do mesmo.

© Tamara Uribe

Sendo reduzidas as medidas do pátio posterior, resultado da implantação da habitação de trás e das preexistências da casa e uma cisterna, a piscina se localiza entre as alas. Para aumentar sua superfície ela inunda o restante da ala posterior e rodeia a cisterna, gerando um maior contato e integração com a varanda. A cisterna foi reutilizada como jacuzzi. O ambiente inundado se transforma no arremate visual a partir do acesso e passa a ser um espaço no qual se desfazem e fundem os limites interior-exterior.

© Tamara Uribe

A materialidade do envoltório da residência combina os planos novos com os originais, gerando contraste com as pátinas resultantes da passagem do tempo. O limite interior e exterior entre a área social e a varanda é acentuado, deixando aparente o material pétreo que a compõe. A cobertura e estrutura da varanda, engastadas no concreto empilhado, evidenciam sua idade mais jovem com uma paleta sóbria.

© Tamara Uribe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Xólotl / Punto Arquitectónico" [Casa Xólotl / Punto Arquitectónico] 25 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897003/casa-xolotl-punto-arquitectonico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.