O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Residencial
  4. México
  5. Punto Arquitectónico
  6. 2018
  7. Casa Xólotl / Punto Arquitectónico

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa Xólotl / Punto Arquitectónico

Casa Xólotl / Punto Arquitectónico
Casa Xólotl / Punto Arquitectónico, © Tamara Uribe
© Tamara Uribe

© Tamara Uribe © Tamara Uribe © Tamara Uribe © Tamara Uribe + 53

  • Arquitetos

  • Localização

    Mérida, México
  • Arquitetos Autores da Obra

    Alejandra Molina Gual, José Israel Ramírez Segura, Mauricio Rosales Aznar
  • Equipe de Projeto

    Cristina Cámara, Rolando Lizárraga, Maricruz Alcalá, Estéfani Luis, Br. Estephania Lugo, Christopher Estrella, Manuel Ferrer
  • Área

    165.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Xólotl encontra-se anexada em um edifício dentro do centro histórico da cidade de Mérida. Com a fachada para uma rua de baixo fluxo de circulação, contém uma casa de descanso que demarca e contempla as visuais ao interior da mesma.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

O projeto surge em uma pequena casa preexistente de cem metros quadrados composta de três alas (área social, cozinha e um dormitório com banheiro). Dentro de um edifício de dez por vinte e dois metros, o programa deveria abrigar uma área social com varanda, piscina e dois dormitórios com seus respectivos banheiros.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

O acesso à propriedade se posiciona no extremo direito da primeira ala através de um hall que serve de pausa entre a realidade urbana e o ambiente sereno do interior, deixando lugar para abrigar um dormitório e um banheiro no espaço restante dentro da mesma.

Planta Térreo
Planta Térreo

A área social ocupa toda a segunda ala, em um mono-espaço estão sala de estar, sala de jantar e cozinha, ligando-se à terceira ala através de janelas que fundem o espaço visual e funcionalmente.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

A terceira ala do edifício recebe uma intervenção mais radical. A laje original em mal estado foi substituída por uma laje leve, de materialidade contrastante com o envoltório, abrigando a varanda, a laje de concreto, a estrutura da mesma passa tangente às paredes existentes sem encostá-las.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

O dormitório principal ocupa o fundo do lote, à moda de uma vila independente, e serve de arremate a partir do interior da casa e confina o pátio contendo as vistas dentro do mesmo.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Sendo reduzidas as medidas do pátio posterior, resultado da implantação da habitação de trás e das preexistências da casa e uma cisterna, a piscina se localiza entre as alas. Para aumentar sua superfície ela inunda o restante da ala posterior e rodeia a cisterna, gerando um maior contato e integração com a varanda. A cisterna foi reutilizada como jacuzzi. O ambiente inundado se transforma no arremate visual a partir do acesso e passa a ser um espaço no qual se desfazem e fundem os limites interior-exterior.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

A materialidade do envoltório da residência combina os planos novos com os originais, gerando contraste com as pátinas resultantes da passagem do tempo. O limite interior e exterior entre a área social e a varanda é acentuado, deixando aparente o material pétreo que a compõe. A cobertura e estrutura da varanda, engastadas no concreto empilhado, evidenciam sua idade mais jovem com uma paleta sóbria.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Punto Arquitectónico
Escritório
Cita: "Casa Xólotl / Punto Arquitectónico" [Casa Xólotl / Punto Arquitectónico] 25 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897003/casa-xolotl-punto-arquitectonico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.