O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Suécia
  5. Kod Arkitekter
  6. 2016
  7. Casa de Veraneio no Arquipélago de Estocolmo / Kod Arkitekter

Casa de Veraneio no Arquipélago de Estocolmo / Kod Arkitekter

  • 11:00 - 23 Junho, 2018
  • Traduzido por Giovana Martino
Casa de Veraneio no Arquipélago de Estocolmo / Kod Arkitekter
Casa de Veraneio no Arquipélago de Estocolmo / Kod Arkitekter, © Måns Berg
© Måns Berg

© Måns Berg © Måns Berg © Måns Berg © Måns Berg + 21

© Måns Berg
© Måns Berg

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa em um arquipélago com espaço tanto para atividades sociais quanto para momentos particulares aproveitando ao máximo sua localização. Esta era a visão para esta casa de veraneio no norte do Arquipélago de Estocolmo, a qual combina a simplicidade japonesa com as tradições escandinavas. A casa está localizada em uma ilha e é cercada pela mata e pelo oceano. Com o objetivo de maximizar essas qualidades, os arquitetos deixaram que o local norteasse as escolhas de projeto. O volume alongado, a disposição das aberturas e a localização dos quartos e dos pátios fazem com que o projeto valorize as vistas para a paisagem natural. 

© Måns Berg
© Måns Berg

Uma premissa não muito usual, que também era um desafio de projeto, envolvia a preservação da cabana preexistente no terreno. Ela é conectada à nova casa por uma cobertura em comum, e juntas elas formam um conjunto. Além das tradições escandinavas, o projeto também se referenciou no Japão e seus conceitos de simplicidade, trabalhando com madeira e com a relação com a paisagem do entorno. 

© Måns Berg
© Måns Berg
Corte
Corte
© Måns Berg
© Måns Berg

A casa combina a área de estar com a cozinha, e foi pensada para ser bastante espaçosa. O projeto tem uma estrutura em forma de cruz com áreas comuns no centro e as salas privadas localizadas nas extremidades. Essa organização dá a casa uma característica importante: a possibilidade de ter tanto atividades sociais quanto atividades mais privativas. A sala de estar, cozinha e o pátio foram projetados para acomodar muitos: espaços confortáveis e práticos onde a família e amigos podem cozinhar e socializar, envoltos por uma paisagem natural ímpar. 

© Måns Berg
© Måns Berg
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Måns Berg
© Måns Berg

A residência foi feita de madeira, uma escolha óbvia considerando o local e sua natureza. Para resolver a topografia acidentada, volume saliente no centro da estrutura é suportado por pilares metálicos, o que dá a impressão de que a casa paira sobre o solo. O efeito cria uma relação entre o edifício e a paisagem. A cobertura que conecta os dois volumes, torna possível o uso do pátio mesmo quando chove ou quando o cai o sereno. Dessa forma, a casa é adaptada ao verão sueco e funciona para todo tipo de clima. 

© Måns Berg
© Måns Berg

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa de Veraneio no Arquipélago de Estocolmo / Kod Arkitekter" [Summer House in the Stockholm Archipelago / Kod Arkitekter] 23 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896909/casa-de-veraneio-no-arquipelago-de-estocolmo-kod-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.