Casa de Veraneio no Arquipélago de Estocolmo / Kod Arkitekter

Casa de Veraneio no Arquipélago de Estocolmo / Kod Arkitekter - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Kod Arkitekter; Kod Arkitekter
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Måns Berg
  • Colaboradores : Maja Westman, Magnus Schön
  • Arquiteto Responsável: Åsa Kallstenius
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
© Måns Berg

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa em um arquipélago com espaço tanto para atividades sociais quanto para momentos particulares aproveitando ao máximo sua localização. Esta era a visão para esta casa de veraneio no norte do Arquipélago de Estocolmo, a qual combina a simplicidade japonesa com as tradições escandinavas. A casa está localizada em uma ilha e é cercada pela mata e pelo oceano. Com o objetivo de maximizar essas qualidades, os arquitetos deixaram que o local norteasse as escolhas de projeto. O volume alongado, a disposição das aberturas e a localização dos quartos e dos pátios fazem com que o projeto valorize as vistas para a paisagem natural. 

© Måns Berg

Uma premissa não muito usual, que também era um desafio de projeto, envolvia a preservação da cabana preexistente no terreno. Ela é conectada à nova casa por uma cobertura em comum, e juntas elas formam um conjunto. Além das tradições escandinavas, o projeto também se referenciou no Japão e seus conceitos de simplicidade, trabalhando com madeira e com a relação com a paisagem do entorno. 

© Måns Berg
Corte
© Måns Berg

A casa combina a área de estar com a cozinha, e foi pensada para ser bastante espaçosa. O projeto tem uma estrutura em forma de cruz com áreas comuns no centro e as salas privadas localizadas nas extremidades. Essa organização dá a casa uma característica importante: a possibilidade de ter tanto atividades sociais quanto atividades mais privativas. A sala de estar, cozinha e o pátio foram projetados para acomodar muitos: espaços confortáveis e práticos onde a família e amigos podem cozinhar e socializar, envoltos por uma paisagem natural ímpar. 

© Måns Berg
Planta - Térreo
© Måns Berg

A residência foi feita de madeira, uma escolha óbvia considerando o local e sua natureza. Para resolver a topografia acidentada, volume saliente no centro da estrutura é suportado por pilares metálicos, o que dá a impressão de que a casa paira sobre o solo. O efeito cria uma relação entre o edifício e a paisagem. A cobertura que conecta os dois volumes, torna possível o uso do pátio mesmo quando chove ou quando o cai o sereno. Dessa forma, a casa é adaptada ao verão sueco e funciona para todo tipo de clima. 

© Måns Berg

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Veraneio no Arquipélago de Estocolmo / Kod Arkitekter" [Summer House in the Stockholm Archipelago / Kod Arkitekter] 23 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896909/casa-de-veraneio-no-arquipelago-de-estocolmo-kod-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.