Archine - Festival Internacional de Cinema de Arquitetura

O ARCHCINE - Festival Internacional de Cinema de Arquitetura aborda a arquitetura e a cidade por meio do cinema, ao apresentar produções audiovisuais que tratam da vida nas cidades, em suas diferentes escalas e complexidades. Em terceira edição no Rio de janeiro, o ARCHCINE será realizado pela primeira vez em Brasília, cidade conhecida por seu plano urbanístico e sua arquitetura.

Com o tema PLURICIDADES, o Festival explora as múltiplas cidades que formam o tecido metropolitano e suas paisagens em contínua construção e transformação: os fluxos e percursos diários, a relação centro-periferia, as questões de mobilidade, acesso a moradia, segurança, sustentabilidade, espaço público, para refletir sobre a forma como atualmente vivemos nossas cidades.

O ARCHCINE nasce da necessidade de ampliar, por meio do cinema, o entendimento da sociedade sobre a cidade e suas formas de constituição e convivência. Ao estimular o contato do público com uma cinematografia pouco exibida nos cinemas e festivais, apresentando filmes que convidem à reflexão social e arquitetônica no ambiente urbano, contribuindo para o debate em torno da cidade e da cinematografia sobre arquitetura.

O ARCHCINE, a ser realizado na semana de 28 de agosto a 01 de setembro de 2018, pretende exibir cerca de 20 filmes de diferentes formatos, entre nacionais e internacionais e tem entrada gratuita. Em sua primeira edição em Brasília o ARCHCINE está com inscrições abertas para seleção nacional de filmes por meio de uma comissão curadora formada por profissionais e pesquisadores do cinema e da arquitetura. Além da mostra, o festival promove debates, apresentações de trabalhos acadêmicos e visitas guiadas, oferecendo ao público uma oportunidade de ampliar o território conhecido da cidade, dos espaços construídos e vivenciados, e de uma transformação em termos de cidadania.

O Festival terá uma sessão de homenagem, reconhecendo personalidades que se destacam nessa interseção cidade, cinema e arquitetura, com a exibição de seus filmes, seguido de debate.

As parcerias firmadas fortalecem o caráter multidisciplinar ao contar com o apoio da Universidade de Brasília (Faculdade de Comunicação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Decanato de Extensão) Instituto de Arquitetos do Brasil - DF (IAB-DF), Instituto Federal de Brasília (IFB), Festival Arquiteturas Film Festival de Lisboa (Portugal), que buscam enriquecer o debate e ampliar a divulgação e a participação nas atividades.

O ARCHCINE é o primeiro festival com esse tema e acontece no Rio de Janeiro desde 2016, sendo uma janela de divulgação pioneira no Brasil. Para saber sobre o ARCHCINE, acesse o site www.archcine.com

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Archine - Festival Internacional de Cinema de Arquitetura" 20 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896701/archine-festival-internacional-de-cinema-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.