Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica

Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 2 de 29Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 3 de 29Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 4 de 29Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 5 de 29Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Mais Imagens+ 24

Itu, Brasil
Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 6 de 29
© André Scarpa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência foi construída em um lote plano de 500 m2, 10 m x 50 m, de um condomínio com vistas para um Campo de Golfe localizado na cidade de Itu, a 100km da Capital paulista. O programa da casa foi distribuído em 2 blocos independentes cuja tectônica identifica cada setor da casa de acordo com seus usos. A expressão arquitetônica advém da dualidade entre esses volumes que se relacionam constantemente; ora contrapondo-se um ao outro, ora integrando suas espacialidades.

Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 3 de 29
© André Scarpa
Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 22 de 29
Planta - Térreo
Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 2 de 29
© André Scarpa

Ao acessar a construção pelo eixo que define a entrada da casa – um elemento vertical que concentra o vestíbulo, a escada metálica e a caixa d’água na cobertura- nota-se que estamos em um ambiente intersticial que faz a transição entre os dois setores da moradia. O primeiro é aquele que estão dispostos de forma linear e integrados os ambientes destinados à convivência e Lazer.

Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 5 de 29
© André Scarpa

Trata-se de um pavilhão implantado no rés-do-chão que vai desde o pequeno jardim frontal que delimita o abrigo dos carros, passando por salas de estar, jantar, varanda e, finalmente, o solário da piscina localizada nos fundos do lote. Perfis metálicos leves e vedados por extensos painéis de vidro incolor promovem diálogo constante com as áreas externas e paisagem circundante. O pé-direito baixo força a mirada ao horizonte e o planos contínuos de piso e forro acentuam essa sensação de continuidade. Estar “dentro” ou “fora” é uma condição quase imperceptível.

Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 8 de 29
© André Scarpa

Contrapondo o primeiro setor há um segundo bloco que se apresenta de forma “pesada” e com superfícies opacas. Uma composição de dois pavimentos que contém as áreas de serviço e cozinha no térreo e os dormitórios no piso superior que são acessados pela leve escada metálica suspensa por tirantes. São ambientes compartimentados, com aberturas controladas, que dão a sensação de privacidade e compressão dos espaços internos.

Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 17 de 29
© André Scarpa
Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 24 de 29
Corte A
Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 21 de 29
© André Scarpa

Apesar de ser uma edificação monocromática, o projeto “brinca” com as sutis variações das texturas da cor branca; a rudeza da massa raspada das alvenarias, o acetinado das chapas e perfis metálicos, a louça branca dos cobogós do abrigo dos carros, os vidros laminados incolores e o espelho d’água da piscina proporcionam jogos de luzes, reflexões e refrações, sombras contínuas e rendilhadas, que dão grande dinamismo à composição. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa DentroFora / Sergio Sampaio Archi + Tectônica" 18 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896502/casa-dentrofora-sergio-sampaio-arquitetura-plus-planejamento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.