Line Lofts / SPF:architects

Line Lofts / SPF:architects - Mais Imagens+ 26

Los Angeles, Estados Unidos
  • Arquitetos: SPF:architects; SPF:architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  All Weather Architectural Aluminum, CertainTeed, EPRO, MS Metals, VaproShield
© Bruce Damonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Line Lofts é um empreendimento com 82 unidades localizado em uma das ruas mais ativas de Los Angeles. Situada na Avenida Las Palmas, próximo a Hollywood e Highland, o edifício com seis pavimentos foi implantado em um tereno de 55x38 metros, e é o edifício mais alto do bairro.

© Lauren Moore

Ao constatar o pequeno terreno limitado pelas construções vizinhas, os arquitetos do SPF:a tiveram que repensar a planta tradicional. Os arquitetos trabalharam bem próximos aos clientes para ciar apartamentos bem organizados e articulados. 

Planta - Pavimento Intermediário
© Bruce Damonte
Planta - Cobertura
© Bruce Damonte

Para isso, o edifício abandonou as tradicionais ideias de layout, implementando escolhas que dispersam os espaços de circulação. Essa abordagem é pouco convencional, porém garante uma planta mais fluida. A conexão vertical é feita a partir de elevadores, e fazem com que o segundo e o terceiro pavimentos estejam conectados, o quinto e o sexto juntados e o terraço aberto do último pavimento fundido ao sexto.

Essa comunicação entre níveis garante uma variação visual entre os andares, o que acaba com a sensação de padronização e repetição, que podem ser desagradáveis aos moradores. Além disso, a circulação consegue abordar momentos que são normalmente ignorados. As escadas de emergência foram colocadas para o exterior do edifício, o que libera o espaço interior e encoraja os residentes a usarem as escadas como alternativa para a circulação. 

© Bruce Damonte

Os arquitetos trabalharam junto aos empreendedores, a Integrated Development, para decidir os espaços comuns, que incluem salas de trabalho, um bar no lobby, uma piscina e um lounge recreacional na piscina com um painel de vidro do piso ao teto que oferece vistas do Hollywwod Hills e da skyline de Los Angeles. Esta área foi projetada com conceitos contemporâneos, e conta com um foyer que fortalece o relacionamento entre interior e exterior, permitindo a observação do céu.

© Bruce Damonte

Desta mesma forma, as unidades foram projetadas para otimizar a luz natural e se relacionar com as vistas vizinhas. Cada apartamento apresenta grandes aberturas com portas de correr e varandas. Ao recuar as varandas da fachada os arquitetos conseguiram três planos para a entrada de luz natural, ampliando a iluminação. Apartamentos com vista para a rua ou para o pátio são protegidas por painéis perfurados que dão privacidade aos moradores. 

© Bruce Damonte

Zoltan E. Pali, afirma que "o objetivo era ter luz o mais profundamente possível". Ele acrescenta: "Nestes apartamentos nós tentamos implementar detalhes que normalmente faríamos em construções customizadas. Queríamos melhorar o ambiente rígido que normalmente está associado aos edifícios residenciais."

© Bruce Damonte

A restrição orçamentária atuou na materialidade, fazendo os arquitetos serem mais criativos e buscar soluções não usuais para garantir o nível de detalhe querido. Apesar do primeiro pavimento do edifício ser de concreto, do segundo até o sexto empregou-se wood frame pré fabricadas. Ao escolher esse tipo de estrutura, os arquitetos reduziram os custos e o tempo de construção. 

© Bruce Damonte

A fachada principal usa uma combinação de metal corrugado e gesso, alternando para criar um padrão dinâmico. Os arquitetos viram uma oportunidade para criar uma composição com o gesso mais suave e o metal mais rugoso, o que no fim, possui um acabamento metálico que reflete a mudança de tons do céu ao longo do dia. Os painéis metálicos foram projetados como um sistema Rain-Sreen, o qual garante uma pele exterior mais respirável e energeticamente eficiente.

© Bruce Damonte

A distribuição das unidades também acontece no térreo e na cobertura. Ao criar unidades duplex no primeiro pavimento, os espaços se abrem e recebem mais luz e garantem mais privacidade, fazendo das unidades que são normalmente menos cobiçadas, apartamentos mais visados.O térreo também é programado para as pessoas que trabalham em casa e recebem vistas. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hollywood, California, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Line Lofts / SPF:architects" [The Line Lofts / SPF:architects] 11 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896075/line-lofts-spf-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.