Arte S / SPARK Architects

Arte S / SPARK Architects - Imagem 1 de 57
© LinHo

Arte S / SPARK Architects - Imagem 2 de 57Arte S / SPARK Architects - Imagem 3 de 57Arte S / SPARK Architects - Imagem 4 de 57Arte S / SPARK Architects - Imagem 5 de 57Arte S / SPARK Architects - Mais Imagens+ 52

Gelugor, Malásia
  • Arquitetos: SPARK
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  72500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:LinHo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AkzoNobel, Aliya Safety Glass, Daikin, ESTOP & Pentens, Havana, KIMGRES, Legrand / Bticino, MML, Tong Heer Aluminium
Arte S / SPARK Architects - Imagem 4 de 57
© LinHo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O grupo SPARK acaba de completar o Arte S, um empreendimento residencial situado em Jalan Bukit Gambier, próximo a George Town em Penang, Malásia. O projeto consiste em um par de torres com 460 unidades, a maior delas com 180 metros de altura, fazendo das duas torres juntas as maiores torres gêmeas da ilha. O cliente, Nusmetro, uma incorporadora malasiana, contratou os arquitetos do SPARK Architectes para projetar o edifício e seu paisagismo. 

Arte S / SPARK Architects - Imagem 3 de 57
Cortesia de Nusmetro Group
Arte S / SPARK Architects - Imagem 46 de 57
Planta - 1º Pavimento
Arte S / SPARK Architects - Imagem 39 de 57
© LinHo

Arquitetura

As torres do Arte S estão localizadas na base do Bukit Gambir, uma montanha tropical situada no coração da ilha de Penang, costa oeste da Malásia. A geometria e composição das torres foram inspiradas em seu entorno dramático que somam os montes do Bukit Gambir e a costa do Estreito de Penang. 

Arte S / SPARK Architects - Imagem 6 de 57
Cortesia de Nusmetro Group
Arte S / SPARK Architects - Imagem 43 de 57
Corte - Cortesia de SPARK Architects
Arte S / SPARK Architects - Imagem 19 de 57
© LinHo

As torres e seu embasamento são articuladas pela dinâmica das varandas, terraços e piscinas que representam a forma de ocupação nas montanhas de Penang. A paisagem montanhosa foi interpretada como uma série de camadas que se assemelham a degraus, terraços escalonados e torres retorcidas, características que se tornaram a assinatura do projeto.

A forma das duas torres surge a partir da extrusão de uma planta elíptica, somada aos brises ondulados que rotacionam sutilmente em cada pavimento, atingindo uma aparência retorcida na fachada. 

Arte S / SPARK Architects - Imagem 20 de 57
© LinHo
Arte S / SPARK Architects - Imagem 53 de 57
Floor plate concept
Arte S / SPARK Architects - Imagem 17 de 57
© LinHo

Por um lado, a torre mais baixa apresenta 32 pavimentos, enquanto a torre mais alta, implantada a oeste e mais próxima da montanha, apresenta 50 pavimentos e é a terceira torre mais alta de Penang, oferecendo vistas para a costa. Os pavimentos superiores das duas torres são recuados para criar coberturas esculpidas.

Arte S / SPARK Architects - Imagem 29 de 57
© LinHo
Arte S / SPARK Architects - Imagem 50 de 57
Planta - 29º Pavimento

A torre mais alta tem um jardim no 35º pavimento que incorpora duas áreas recreativas. Uma delas pode acomodar mais de 60 pessoas, enquanto que a menor delas tem uma Jacuzzi. Juntos esses espaços criam uma assinatura ímpar para o empreendimento, oferecendo aos moradores vistas da cidade e da paisagem natural do entorno. 

Arte S / SPARK Architects - Imagem 32 de 57
© LinHo
Arte S / SPARK Architects - Imagem 51 de 57
Plna - 37º Pavimento

O projeto oferece uma variedade de tipologias de apartamentos. Com plantas livres de pilares e vigas, garantindo flexibilidade para mudanças e adequações de acordo com as necessidades do morador. Projetadas para o clima tropical, as unidades são orientadas para trazer a luz e a ventilação natural para dentro do apartamento, sem a necessidade de ar condicionado, de forma que não somente os apartamentos, mas também todas as áreas comuns, são naturalmente ventiladas e iluminadas. 

Arte S / SPARK Architects - Imagem 33 de 57
Cortesia de Nusmetro Group

Paisagismo

Os jardins perimetrais do empreendimento protegem o estacionamento e tiram vantagem do clima tropical para se mesclar com a paisagem natural. O resultado é uma série de camadas de terraços com piscinas sombreadas e confortáveis, complementadas por uma academia de forma orgânica. As camadas verdes dos terraços compõem a fachada, garantindo um edifício com personalidade que respeita a escala humana e seu entorno.  

Arte S / SPARK Architects - Imagem 31 de 57
© LinHo

O arquiteto Stepen Pimbley aponta:"Nos primeiros trabalhos do arquiteto Mies van der Rohe ele criou uma nova relação com o térreo ao elevar o primeiro pavimento. Na Malásia muitos empreendimentos residenciais são colocados em cima de estacionamentos para carros. Nós queríamos capturar o valor da ideia de Mies, elevar o piano nobile criando espaços comuns ajardinados para os residentes, os quais descem como uma série de terraços verdes até a elevação da rua principal, encobrindo os estacionamentos de maneira solidária com os terraços em camadas das torres de apartamentos".

Arte S / SPARK Architects - Imagem 11 de 57
© LinHo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3, Jalan Bukit Gambir, Desa Mutiara Ii, 11700 Gelugor, Pulau Pinang, Malásia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Arte S / SPARK Architects" [ARTE S / SPARK] 06 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895810/arte-s-spark-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.