O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Loft
  4. Malásia
  5. SPARK Architects
  6. 2018
  7. Arte S / SPARK Architects

Arte S / SPARK Architects

  • 13:00 - 6 Junho, 2018
  • Traduzido por Giovana Martino
Arte S / SPARK Architects
© LinHo
© LinHo

Cortesia de Nusmetro Group Cortesia de Nusmetro Group © LinHo Cortesia de Nusmetro Group + 57

  • Arquitetos

  • Localização

    3, Jalan Bukit Gambir, Desa Mutiara Ii, 11700 Gelugor, Pulau Pinang, Malásia
  • Diretores de Projeto

    Stephen Pimbley, Wenhui Lim
  • Arquiteto Responsável

    Carlo Joson
  • Equipe de Projeto

    Ethan Hwang, Luca Maccarinelli, Mark Mancenido, Peter Morris, Jay Panelo, Lintang Wuriantari
  • Cliente

    Nusmetro
  • Arquiteto Local

    East Design Architect SDN BHD
  • Área

    72500.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

© LinHo
© LinHo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O grupo SPARK acaba de completar o Arte S, um empreendimento residencial situado em Jalan Bukit Gambier, próximo a George Town em Penang, Malásia. O projeto consiste em um par de torres com 460 unidades, a maior delas com 180 metros de altura, fazendo das duas torres juntas as maiores torres gêmeas da ilha. O cliente, Nusmetro, uma incorporadora malasiana, contratou os arquitetos do SPARK Architectes para projetar o edifício e seu paisagismo. 

Cortesia de Nusmetro Group
Cortesia de Nusmetro Group
Planta - 1º Pavimento
Planta - 1º Pavimento
© LinHo
© LinHo

Arquitetura

As torres do Arte S estão localizadas na base do Bukit Gambir, uma montanha tropical situada no coração da ilha de Penang, costa oeste da Malásia. A geometria e composição das torres foram inspiradas em seu entorno dramático que somam os montes do Bukit Gambir e a costa do Estreito de Penang. 

Cortesia de Nusmetro Group
Cortesia de Nusmetro Group
Corte - Cortesia de SPARK Architects
Corte - Cortesia de SPARK Architects
© LinHo
© LinHo

As torres e seu embasamento são articuladas pela dinâmica das varandas, terraços e piscinas que representam a forma de ocupação nas montanhas de Penang. A paisagem montanhosa foi interpretada como uma série de camadas que se assemelham a degraus, terraços escalonados e torres retorcidas, características que se tornaram a assinatura do projeto.

A forma das duas torres surge a partir da extrusão de uma planta elíptica, somada aos brises ondulados que rotacionam sutilmente em cada pavimento, atingindo uma aparência retorcida na fachada. 

© LinHo
© LinHo
Cortesia de SPARK Architects
Cortesia de SPARK Architects
© LinHo
© LinHo

Por um lado, a torre mais baixa apresenta 32 pavimentos, enquanto a torre mais alta, implantada a oeste e mais próxima da montanha, apresenta 50 pavimentos e é a terceira torre mais alta de Penang, oferecendo vistas para a costa. Os pavimentos superiores das duas torres são recuados para criar coberturas esculpidas.

© LinHo
© LinHo
Planta - 29º Pavimento
Planta - 29º Pavimento

A torre mais alta tem um jardim no 35º pavimento que incorpora duas áreas recreativas. Uma delas pode acomodar mais de 60 pessoas, enquanto que a menor delas tem uma Jacuzzi. Juntos esses espaços criam uma assinatura ímpar para o empreendimento, oferecendo aos moradores vistas da cidade e da paisagem natural do entorno. 

© LinHo
© LinHo
Plna - 37º Pavimento
Plna - 37º Pavimento

O projeto oferece uma variedade de tipologias de apartamentos. Com plantas livres de pilares e vigas, garantindo flexibilidade para mudanças e adequações de acordo com as necessidades do morador. Projetadas para o clima tropical, as unidades são orientadas para trazer a luz e a ventilação natural para dentro do apartamento, sem a necessidade de ar condicionado, de forma que não somente os apartamentos, mas também todas as áreas comuns, são naturalmente ventiladas e iluminadas. 

Cortesia de Nusmetro Group
Cortesia de Nusmetro Group

Paisagismo

Os jardins perimetrais do empreendimento protegem o estacionamento e tiram vantagem do clima tropical para se mesclar com a paisagem natural. O resultado é uma série de camadas de terraços com piscinas sombreadas e confortáveis, complementadas por uma academia de forma orgânica. As camadas verdes dos terraços compõem a fachada, garantindo um edifício com personalidade que respeita a escala humana e seu entorno.  

© LinHo
© LinHo

O arquiteto Stepen Pimbley aponta:"Nos primeiros trabalhos do arquiteto Mies van der Rohe ele criou uma nova relação com o térreo ao elevar o primeiro pavimento. Na Malásia muitos empreendimentos residenciais são colocados em cima de estacionamentos para carros. Nós queríamos capturar o valor da ideia de Mies, elevar o piano nobile criando espaços comuns ajardinados para os residentes, os quais descem como uma série de terraços verdes até a elevação da rua principal, encobrindo os estacionamentos de maneira solidária com os terraços em camadas das torres de apartamentos".

© LinHo
© LinHo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
SPARK Architects
Escritório
Cita: "Arte S / SPARK Architects" [ARTE S / SPARK Architects] 06 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895810/arte-s-spark-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.