Casa Parrón / Croxatto y Opazo Arquitectos

© Croxatto y Opazo arquitectos

Casa Parrón / Croxatto y Opazo Arquitectos - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Croxatto y Opazo arquitectos; Croxatto y Opazo arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bosca, Budnik, CHC, Kitchen Center, MK
© Croxatto y Opazo arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em uma residência unifamiliar térrea de 200 m2, localizada na cidade de Santiago, Chile, na Comuna de Colina, ao norte da capital. Esta região se caracteriza por ter uma condição rural, de baixa densidade e terrenos de loteamentos com grandes dimensões. O solar de 5.000 m2 é parte de um condomínio privado, com grandes avenidas arborizadas e residências de alto padrão.

Axonométrica

O edifício se propõe como um volume retangular de concreto, orientado de leste a oeste, implantando-se próximo à borda sul do terreno para entregar a maior superfície possível de jardim para o norte. Ao sul se localiza o acesso de veículos, os estacionamentos e as áreas de serviço, como cozinha, terraço e banheiros.

Planta Geral
© Croxatto y Opazo arquitectos

O interior da residência recebe uma disposição e organização de tal forma que permite que o programa de dormitórios, estar e sala de jantar se abram ao jardim, com grandes janelas que possibilitam a conexão de todos estes ambientes com o exterior.

Elevação Norte

Parte da estratégia propõe assumir a condição climática da região como um dos temas principais do projeto. A ampla oscilação térmica entre inverno e verão, com altas temperaturas no calor e temperaturas abaixo de zero no frio, nos leva a propor uma solução que possa regular estas variações, entregando conforto à residência durante todo o ano. Desta forma, surge o "Parrón" como elemento ligado ao volume de concreto, estendendo-se ao longo de toda a fachada norte, permitindo criar um filtro solar e um controle térmico/climático. O "Parrón" refere-se a uma estrutura de madeira, um sistema básico em sua concepção, construído a partir de elementos simples, em peças de carvalho recicladas, as quais se transformam no suporte para o crescimento de espécies trepadeiras de caráter caduco, as quais, dependendo da época, variam sua densidade e folhagem, atuando como filtro e permitindo ou restringindo a entrada dos raios de sol.

© Croxatto y Opazo arquitectos

Sob o "Parrón" um terraço principal em frente às salas de estar e jantar foi disposto, além de dois terraços menores em frente aos dormitórios. Estes se consolidam como espaços intermediários ou espaços de transição entre interior e exterior.

© Croxatto y Opazo arquitectos

Entre as varandas foram realizadas pequenas incisões ao volume. Estas dão origem a pequenos pátios que entregam luz natural aos ambientes que os confrontam, acompanhando-os com vegetação, com o objetivo de fundir o projeto ao terreno.

© Croxatto y Opazo arquitectos

Esta edificação apresenta linhas simples com detalhes construtivos de baixa complexidade em sua execução que, através do concreto e da madeira como principal materialidade, resolve a totalidade da encomenda.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Parrón / Croxatto y Opazo Arquitectos" [Casa Parrón / Croxatto y Opazo Arquitectos] 11 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895734/casa-parron-croxatto-y-opazo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.