O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Residencial
  4. Chile
  5. Croxatto y Opazo Arquitectos
  6. 2017
  7. Casa Parrón / Croxatto y Opazo Arquitectos

Casa Parrón / Croxatto y Opazo Arquitectos

Casa Parrón / Croxatto y Opazo Arquitectos
© Croxatto y Opazo arquitectos
© Croxatto y Opazo arquitectos

© Croxatto y Opazo arquitectos © Croxatto y Opazo arquitectos © Croxatto y Opazo arquitectos © Croxatto y Opazo arquitectos + 21

© Croxatto y Opazo arquitectos
© Croxatto y Opazo arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em uma residência unifamiliar térrea de 200 m2, localizada na cidade de Santiago, Chile, na Comuna de Colina, ao norte da capital. Esta região se caracteriza por ter uma condição rural, de baixa densidade e terrenos de loteamentos com grandes dimensões. O solar de 5.000 m2 é parte de um condomínio privado, com grandes avenidas arborizadas e residências de alto padrão.

Axonométrica
Axonométrica

O edifício se propõe como um volume retangular de concreto, orientado de leste a oeste, implantando-se próximo à borda sul do terreno para entregar a maior superfície possível de jardim para o norte. Ao sul se localiza o acesso de veículos, os estacionamentos e as áreas de serviço, como cozinha, terraço e banheiros.

Planta Geral
Planta Geral
© Croxatto y Opazo arquitectos
© Croxatto y Opazo arquitectos

O interior da residência recebe uma disposição e organização de tal forma que permite que o programa de dormitórios, estar e sala de jantar se abram ao jardim, com grandes janelas que possibilitam a conexão de todos estes ambientes com o exterior.

Elevação Norte
Elevação Norte

Parte da estratégia propõe assumir a condição climática da região como um dos temas principais do projeto. A ampla oscilação térmica entre inverno e verão, com altas temperaturas no calor e temperaturas abaixo de zero no frio, nos leva a propor uma solução que possa regular estas variações, entregando conforto à residência durante todo o ano. Desta forma, surge o "Parrón" como elemento ligado ao volume de concreto, estendendo-se ao longo de toda a fachada norte, permitindo criar um filtro solar e um controle térmico/climático. O "Parrón" refere-se a uma estrutura de madeira, um sistema básico em sua concepção, construído a partir de elementos simples, em peças de carvalho recicladas, as quais se transformam no suporte para o crescimento de espécies trepadeiras de caráter caduco, as quais, dependendo da época, variam sua densidade e folhagem, atuando como filtro e permitindo ou restringindo a entrada dos raios de sol.

© Croxatto y Opazo arquitectos
© Croxatto y Opazo arquitectos

Sob o "Parrón" um terraço principal em frente às salas de estar e jantar foi disposto, além de dois terraços menores em frente aos dormitórios. Estes se consolidam como espaços intermediários ou espaços de transição entre interior e exterior.

© Croxatto y Opazo arquitectos
© Croxatto y Opazo arquitectos

Entre as varandas foram realizadas pequenas incisões ao volume. Estas dão origem a pequenos pátios que entregam luz natural aos ambientes que os confrontam, acompanhando-os com vegetação, com o objetivo de fundir o projeto ao terreno.

© Croxatto y Opazo arquitectos
© Croxatto y Opazo arquitectos

Esta edificação apresenta linhas simples com detalhes construtivos de baixa complexidade em sua execução que, através do concreto e da madeira como principal materialidade, resolve a totalidade da encomenda.

Ver a galeria completa

Cita: "Casa Parrón / Croxatto y Opazo Arquitectos" [Casa Parrón / Croxatto y Opazo Arquitectos] 11 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895734/casa-parron-croxatto-y-opazo-arquitectos> ISSN 0719-8906