Museu Hakka / DnA

© Ziling Wang

Museu Hakka / DnA - Mais Imagens+ 33

Lishui, China
  • Arquitetos: DnA; DnA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2574
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ziling Wang, Dan Han
© Ziling Wang

Descrição enviada pela equipe de projeto. O povoado de Shicang, cujos moradores pertencem ao grupo étnico Hakka, está localizado em um vale estreito no sul do país, em Songyang. Os Hakka também são chamados de "convidados", pois migraram para cá como refugiados das regiões do norte nos últimos séculos. Eles mantiveram seu status especial até hoje, que é caracterizado pela forte coesão interna do grupo.

© Ziling Wang
Circulação
© Ziling Wang

O nome da aldeia de Shicang pode ser traduzido como "armazenamento de pedra" que, por sua vez, se refere a uma lenda, segundo a qual ela possuía capacidade para abastecer construtivamente toda a região. Os habitantes gananciosos supostamente exauriram a fonte que, consequentemente, perdeu sua capacidade. 

© Ziling Wang

Para marcar esta história que deu nome à aldeia, Xu Tiantian desenvolveu uma edificação que ocupa a construção local de pontes e edifícios residenciais. Pedras grosseiramente cortadas são colocadas em camadas em uma estrutura selvagem para criar paredes maciças que continuam a inclinação no limite da aldeia em direção à paisagem. A arquitetura está conectada com a paisagem por meio de várias sequências de espaços, tanto no interior como no exterior.

© Ziling Wang
Fachada e Corte
© Ziling Wang

Um canal de irrigação existente foi guiado sobre o telhado e fornece água que, em determinados dias, é pulverizada para criar uma cortina de água no interior. Por meio de uma abertura linear no teto, a luz do sol cai sobre a cortina de água, onde é formado um arco-íris. Esse fenômeno temporário atrai visitantes e também anima as aldeias vizinhas.

© Ziling Wang

O museu em si não tem acesso controlado e exibe apenas cópias da civilização Hakka com várias centenas de anos. A inspiração da lenda local situa o museu, com o qual tanto o artesanato quanto a cultura material foram revitalizados.

© Ziling Wang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Six Village, Dadongba, Songyang County, Lishui, Zhejiang, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Museu Hakka / DnA" [Hakka Indenture Museum / DnA] 03 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895500/museu-hakka-dna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.