Residência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados

Residência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados

Residência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados - Fachada, JardimResidência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados - Mesa, Cadeira, JanelaResidência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados - PátioResidência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados - VigaResidência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados - Mais Imagens+ 38

Sapucaí-Mirim, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1155
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniel Ducci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arranjo Estofados, Deca, FAS Iluminação, Gerdau Corsa, Giroflex, Miaki, Saint-Gobain
  • Equipe: Luciane Shoyama, Regina Simões, Pedro Henrique de Carvalho Rodrigues, Ana Elisa Gabos, Lúcia Cristina Rocha, Giorgia Magnani Gatti, Nelson Xavier, Lívia Darin. Paulo Duarte Simões
  • Coordenador: Nelson Xavier
  • Estruturas E Fundações: Escritório Técnico Feitosa e Cruz (concreto e madeira, projeto executivo original); Segecon (concreto, aço e madeira, revisão de 2003)
  • Elétrica: CKF
  • Hidráulica: CKF e Básico Montagem
  • Cidade: Sapucaí-Mirim
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados - Fachada, Jardim
© Daniel Ducci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada no início da década de 1980, esta residência de campo foi concluída somente em 2014, dois anos após o falecimento de seu autor, Arquiteto Paulo Bastos. Localizada em Sapucaí-Mirim, município situado no trecho mineiro da Serra da Mantiqueira, que divide os Estados de São Paulo e Minas Gerais, a residência foi implantada numa clareira natural cuidadosamente escolhida pelo autor, em absoluto respeito e harmonia com a vegetação existente, abundante em araucárias, árvores de grande porte típicas da região serrana.

Residência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados - Fachada, Janela, Jardim, Aido, Pátio
© Daniel Ducci
Croqui
Residência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados - Mesa, Cadeira, Janela
© Daniel Ducci

A demanda do proprietário, um ex-aluno de Bastos que acabou enveredando por outro caminho profissional, era simples: uma casa de veraneio/lazer com quatro dormitórios e uma piscina interna. O arquiteto organizou o programa em três blocos térreos, articulados por circulações ora abertas, ora fechadas, num partido que espraia as construções pelo terreno procurando aproveitar, da melhor maneira possível, a exuberante paisagem do entorno.

Residência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados - Janela
© Daniel Ducci
Planta
Residência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados - Janela, Cadeira, Viga
© Daniel Ducci

No acesso à residência, um pavilhão retilíneo abriga quartos de hóspedes, oficina e garagem, além de um home-theater em espaço originalmente idealizado para jogos. Duas circulações interligam este pavilhão com o bloco social e de convívio, no qual os ambientes de estar se distribuem de maneira absolutamente livre e em pleno contato visual com a natureza circundante, graças aos fechamentos de vidro presentes na maior parte de seu perímetro.

Residência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados - Janela, Fachada, Jardim
© Daniel Ducci

Em plano inferior ao das áreas de convívio, aproveitando o declive do terreno, está a piscina aquecida interna, banhada por luz natural através dos sheds de sua cobertura. Embora constitua um volume próprio, o pavilhão da piscina se encontra associado ao bloco social, até por representar, efetivamente, uma extensão deste. Finalmente, buscando proporcionar maior conforto e privacidade, o conjunto de dormitórios (três suítes) constitui um volume à parte, conectado ao bloco social por meio de uma circulação fechada, mas transparente (vidro).

Residência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados - Janela, Fachada
© Daniel Ducci
Corte B
Residência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados - Pátio
© Daniel Ducci

Procurando explorar ao máximo a expressão própria dos (poucos) materiais utilizados, o arquiteto emprega tijolos de barro aparentes em toda a residência; pilares de madeira – aroeira – em sua forma natural de tronco, vigas metálicas e de concreto, e lajes deste material compõem a estrutura da residência, cujos pisos, exceto dormitórios, são executados em cimentado liso/queimado, com juntas posicionadas segundo projeto específico.

Residência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Daniel Ducci

Com o falecimento do Arquiteto Paulo Bastos, a empresa passou a ser dirigida por seus sócios, Arquitetos Nelson Xavier (FAU-USP, 1984) e Luciane Shoyama (FAU-UNESP, 1995), que mantiveram a razão social e têm procurado preservar a memória de seu titular e de sua obra, referencial no contexto da Arquitetura Modernista Brasileira.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Junho 01, 2018.

Residência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados - Fachada, Aido
© Daniel Ducci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Sapucaí-Mirim / APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados" 25 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895273/residencia-sapucai-mirim-paulo-bastos-e-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.