Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde

Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Imagem 2 de 43Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Imagem 6 de 43Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Imagem 3 de 43Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Imagem 4 de 43Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Mais Imagens+ 38

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  212
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cintac®, Cireza, Duomo, Forestal Neltume, Pizarreño, Sodimac
  • Arquitetos Autores : Javier Alcalde Bazán e Sebastián Browne Urrejola
  • Construção: Rubén Paredes
  • Cálculo Estrutural: José Manuel Morales
  • Cidade: Coñaripe
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Imagem 2 de 43
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada na região XIV de Los Rios, no Chile, em frente à margem norte do lago Calafquén. Um local com poucos terrenos planos e dominado por uma encosta íngreme em direção ao lago.

Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Imagem 3 de 43
© Nico Saieh
Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Imagem 22 de 43
Localização
Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Imagem 10 de 43
© Nico Saieh

Uma condição determinante no momento do projeto foi a solicitação do cliente de que todas as habitações tivessem uma visão do lago e que nenhum quarto tivesse uma condição muito desfavorável em relação a outro.

Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Imagem 11 de 43
© Nico Saieh

O projeto é feito em formato de "Y", que é organizado longitudinalmente na direção da elevação do terreno, tomando cuidado para não cortar as árvores existentes. Desta forma, o programa é resolvido de tal maneira que todos os quartos e zonas comuns têm uma vista para o lago. As áreas comuns são integradas em um único espaço aberto, com apenas os móveis e a chaminé, elementos que ordenam o programa, distinguindo entre estar, jantar e cozinha.

Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Imagem 26 de 43
Planta Nivel 1

O volume da residência é construído com duas coberturas inclinadas que se sobrepõem; uma alta para os dormitórios e áreas comuns em direção ao lago e uma baixa para acesso, circulação e serviços. Na separação entre as duas coberturas aparece uma janela corrugada que permite a entrada de luz através de orientações opostas. Essas coberturas geram os beirais que proporcionam proteção contra as intensas chuvas da região, controlam a luz solar e permitem o surgimento de espaços intermediários que graduam a passagem entre o exterior e o interior.

Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Imagem 5 de 43
© Nico Saieh

Tanto dentro como fora do volume é visível o "Y"  e a sobreposição de camadas, ambas as operações de projeto são decisivas na resolução da arquitetura.

Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Imagem 4 de 43
© Nico Saieh

Do lado de fora, ao acessar, você pode ver o volume da residência através do encontro de plantas formadas por paredes (nos dormitórios) e uma janela modulada pela estrutura, que corresponde ao hall de distribuição da casa e que marca o acesso com uma parede ligeiramente diagonal. Desde o lago, os planos se tornam claros, as paredes dão lugar às janelas, permitindo as vistas. No espaço comum, as janelas deslizantes são sobrepostas e embutidas nas paredes, permitindo que o espaço comum integrado, correspondente à sala de jantar-cozinha, seja completamente aberto e exposto ao clima externo.

Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Imagem 8 de 43
© Nico Saieh

Do lado de dentro, a cobertura inclinada e a grande janela determinam a espacialidade e o caráter dos recintos e, no caso dos dormitórios das crianças, também determina o programa, permitindo a criação de um sótão no qual há dois ambientes.

Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Imagem 23 de 43
Cortes E-E e F-F

A ventilação de todos os banheiros é resolvida naturalmente através de pátios interiores, desta forma podemos projetar grandes janelas sem que estas sejam expostas ao exterior, evitando sua disposição no perímetro da casa, para o qual as vistas eram privilegiadas .

Todo o mobiliário foi projetado de acordo com a arquitetura e foi executado em madeira de coihue por carpinteiros locais.

Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde - Imagem 9 de 43
© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde" [Casa Chucao Lago Calafquén / Sebastián Browne + Javier Alcalde] 05 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895235/residencia-chucao-lago-calafquen-abestudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.