O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Artista audiovisual explora o mundo urbanizado através do Google Earth

Artista audiovisual explora o mundo urbanizado através do Google Earth

Artista audiovisual explora o mundo urbanizado através do Google Earth
Artista audiovisual explora o mundo urbanizado através do Google Earth, © Erik Harley, via Google Earth
© Erik Harley, via Google Earth

Coexist é o novo trabalho do artista audiovisual especialista em estudos urbanos pela Universidade de Barcelona Erik Harley realizado para Biel Blacafort, produtor musical espanhol que vive em Barcelona.

Trata-se de um vídeo-clip no qual foram utilizadas imagens digitais do Google Earth e música eletrônica que explora a condição construtiva do mundo globalizado e o modo como o entendemos a medida que o construímos e digitalizamos. Levando em conta a base teórica e as ideias do geógrafo e teórico social britânico David Harvey, o vídeo supõe uma crítica ao crescimento contínuo e ilimitado das nossas cidades tendo como resultado soluções formais baseadas em argumentos financeiros e executadas velozmente enquanto se planeja o próximo passo que pode ser construído. 

© Erik Harley, via Google Earth © Erik Harley, via Google Earth © Erik Harley, via Google Earth © Erik Harley, via Google Earth + 6

Todas as imagens do vídeo-clip foram retiradas do Google Earth. A primeira metade do vídeo destaca-se pelas imagens de paisagens naturais para, na segunda metade, dar um salto até as cidades e conjuntos urbanos. Entre todas as imagens de cidades que aparecem e, não por casualidade, duas da Espanha, correspondem a duas torres separadas por vinte anos e que representam dois momentos chaves do processo de transformação urbanística que o país tem sofrido. 

Por um lado, a torre de telecomunicações de Montjuic, obra de Santiago Calatrava e que representa simbolicamente todo o desenvolvimento urbanístico e construtivo suposto para Barcelona nas Olimpíadas de 1992 e que pode ter como início o processo construtivo que finalmente desembocou na crise econômica que atualmente sofre a Espanha. Por outro lado, aparece também a Torre InTempo localizada em Benidorm, símbolo do esbanjamento, desperdício e consumismo que caracterizou a Espanha e sua arquitetura nos últimos tempos. Começo e fim de uma época para aprender e refletir. 

© Erik Harley, via Google Earth
© Erik Harley, via Google Earth

Segundo explica Harley na sua página web, "trata-se de uma exploração visual sobre a dinâmica construtiva com a qual abordamos o mundo - nós, os humanos-entendendo-o na medida que o construímos e reproduzimos. O capitalismo defendeu repetidamente que o crescimento urbano quantitativo responde e soluciona qualquer tipo de problemática econômica. Erro. Essa dinâmica produtiva entende o espaço como o maior bem econômico produzível. Essa vontade de desenvolvimento contínuo e crescimento infinito responde a uma ideia devastadoramente simples: construir riqueza e edificar sociedade".

Vídeo: Erik Harley
Música: Biel Blancafort
Título: Xavi Miranda
Ano: 2018

© Erik Harley, via Google Earth
© Erik Harley, via Google Earth
© Erik Harley, via Google Earth
© Erik Harley, via Google Earth
© Erik Harley, via Google Earth
© Erik Harley, via Google Earth

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Javier García Librero
Autor
Cita: García Librero, Javier. "Artista audiovisual explora o mundo urbanizado através do Google Earth" [Erik Harley explora nuestro mundo globalizado y urbanizado a través de Google Earth] 27 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895048/artista-audiovisual-explora-o-mundo-urbanizado-atraves-do-google-earth> ISSN 0719-8906