O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação De Interesse Social
  4. Portugal
  5. Alexandre Dias
  6. 2017
  7. Habitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger

Habitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger

  • 09:00 - 22 Maio, 2018
Habitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger
Habitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger, © do mal o menos
© do mal o menos

© do mal o menos © do mal o menos © do mal o menos © do mal o menos + 54

© do mal o menos
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Bairro do Padre Cruz é um bairro de habitação social localizado na zona norte de Lisboa. Foi originalmente construído pela Câmara de Lisboa na década de 60 com o objetivo de alojar os funcionários municipais e suas famílias. Este projeto faz parte de um programa de regeneração mais amplo para todo o bairro Padre Cruz, que consiste em substituir as moradias existentes, que se encontram em avançado estado de degradação.

© do mal o menos
© do mal o menos
Planta - Térreo
Planta - Térreo

A topografia desta intervenção caracteriza-se essencialmente por uma ligeira encosta orientada a sul, limitada a norte por um campo de jogos e a sul pela Rua do Rio Douro. O projeto é composto por 20 habitações, com tipologias de T1 a T4. A solução arquitectónica consiste numa série de volumes de dois, três e quatro pisos, colocados perpendicularmente à Rua do Rio Douro e, consequentemente alinhadas com a geometria urbana do bairro.

© do mal o menos
© do mal o menos

Oito das dez habitações têm acesso universal (de nível), quer à cota alta a partir do caminho pedonal a norte, bem como à cota baixa pela Rua do Rio Douro a sul. As frações T3 têm acesso a por uma escada exterior a partir do caminho pedonal à cota térrea superior.

© do mal o menos
© do mal o menos

A fragmentação volumétrica produz uma série de pracetas urbanas de pequena escala. Os talhões cultiváveis caracterizam estas pequenas pracetas, promovendo a vida urbana sustentável e a interação social entre os moradores. Estes espaços exteriores funcionam como bolsas de transição, mediadoras entre a escala urbana da cidade e a escala doméstica das residências.

© do mal o menos
© do mal o menos

Por entre os volumes a meio do lote uma escada urbana liga a Rua do Rio Douro ao caminho pedonal. Este elemento evoca as escadas do centro histórico de Lisboa, onde a experiência do espaço urbano é caracterizada pela topografia acentuada da cidade.

Elevação Sul e Cortes
Elevação Sul e Cortes
© do mal o menos
© do mal o menos

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger" 22 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894867/habitacao-social-no-bairro-padre-cruz-alexandre-dias-plus-bruno-silvestre-plus-luis-spranger> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.