Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados

Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados - Imagem 15 de 28
© Jaime Navarro

Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados - Imagem 2 de 28Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados - Imagem 3 de 28Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados - Imagem 4 de 28Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados - Imagem 5 de 28Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados - Mais Imagens+ 23

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, DOLSA, Kone, Quadratto, Tuacasa
Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados - Imagem 7 de 28
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma das colônias mais icônicas da Cidade do México, onde se propõe o desenvolvimento de um conjunto habitacional de 12 residências e um espaço comercial.

Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados - Imagem 8 de 28
© Jaime Navarro

Desde o início, o desafio mais importante foi trabalhar em um edifico com uma casa, que data dos anos 50, cujo patrimônio é de interesse para o Instituto Nacional de Belas Artes.

Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados - Imagem 18 de 28
Planta - Nível 01

A principal premissa do projeto é, por um lado, respeitar a casa catalogada, e, por outro, dialogar de forma sutil com o contexto urbano da rua e da colônia. Isso foi possível com uma solução da organização do projeto: o novo edifício residencial (espaço privado) é "empurrada" ao interior do prédio, respeitando, assim, o primeiro traçado da casa, assim como o espaço do pátio original da mesma.

Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados - Imagem 24 de 28
Corte B-B'

Com isso, a casa se transforma em um local comercial (espaço público) e porta de acesso à residência. Com este gesto, cria-se a conexão funcional do programa e respeita-se o traçado urbano da rua, ao mesmo tempo que o pátio original funciona como articulador do projeto e hall de entrada do edifício residencial.

Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados - Imagem 27 de 28
Sketch Fachada
Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados - Imagem 9 de 28
© Jaime Navarro

O nível da casa sobe 6 níveis, com 2 unidades por andar separadas pela área de circulação vertical. A estrutura é baseada em paredes de concreto armado com acabamento aparente. O corte da fôrma de madeira de pinho é irregular, com aduelas de diferentes tamanhos, o que permitiu aproveitar 100% de cada folha de compensado.

Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados - Imagem 10 de 28
© Jaime Navarro

A fachada é projetada com treliças de madeira que funcionam como um véu para gerar a privacidade necessária para a residência com o pátio comum e o local comercial e, por outro lado, filtrar a incidência solar do oeste pela orientação dos apartamentos. A preexistência e o edifício novo respeitam linguagens diferentes, próprias de sua época, sendo a treliça de madeira o elemento que se encarrega de articula-los e permite um diálogo entre eles.

Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados - Imagem 11 de 28
© Jaime Navarro

O resultado é um projeto que consegue dialogar com seu entorno direto (casa catalogada) assim como o contexto urbano, gerando uma residência que cumpre as necessidades do mercado imobiliário emergente da região.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Córdoba 188, Roma Norte, Cuauhtemoc, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados" [Córdoba 188 / FRB Arquitectos Asociados] 25 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894791/cordoba-188-frb-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.