O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Aeroporto
  4. Brasil
  5. BACCO Arquitetos
  6. 2017
  7. Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / BACCO Arquitetos

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / BACCO Arquitetos

  • 05:00 - 16 Maio, 2018
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / BACCO Arquitetos
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / BACCO Arquitetos, © Ana Mello
© Ana Mello

© Ana Mello © Ana Mello © Ana Mello © Ana Mello + 102

  • Arquitetos

  • Localização

    Aeroporto Internacional Tancredo Neves (CNF) - 7,9, LMG-800, s/n, Confins - MG, 33500-900, Brasil
  • Autores

    Marcelo Barbosa, Jupira Corbucci
  • Equipe

    Adriana Junquer Coller, André Suk Ko. Bruno Manzatto, Bruno Taiar de Carvalho, Cristina Onone Gialain, Edson Maruyama, Geani Kaori Natsumeda, Glaucia Cristina Hokama, Gustavo Prado Fontes, Heitor Savala dos Santos, Heraldir Césari Valente da Silva, João Paulo Procópio Lacerda, Jonas Henriqson, Laís Labate, Laura Elisa Poggio, Ludmila Cavalli, Natalie Tchilian, Nathalie Hellmich Gomes, Ricardo de Queiroz, Vinicius Barreto, Vivian Fogolin Santinon, Débora de Oliveira Bueno, Emely Flores, Jayne Lima Pacheco, Jelena Tasic, Jaqueline Dias Bueno
  • Área

    55690.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Ana Mello
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. A BACCO Arquitetos é o escritório que assina o projeto do Novo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, inaugurado no ano passado. O escritório assina a reforma do terminal de passageiros existente e o projeto arquitetônico do novo Terminal, que propôs a instalação de diversas áreas comerciais na sala de embarque, conceito já utilizado em outros aeroportos no mundo.

© Ana Mello
© Ana Mello

© Ana Mello
© Ana Mello

O projeto do Terminal existente, elaborado pelo arquiteto Milton Ramos, é um legado para arquitetura brasileira. Neste sentido, a proposta do trabalho desenvolvido procurou preservá-lo ao máximo e adaptá-lo às novas necessidades do aeroporto.

No Terminal 1, o grande desafio foi dar sequência à qualidade do projeto. Seria impossível conceber, no atual contexto, uma rampa ou uma escada como as existentes no prédio inaugurado em 1984, de uma beleza e qualidade de execução indiscutíveis.

© Ana Mello
© Ana Mello
Plano diretor
Plano diretor
© Ana Mello
© Ana Mello

A cobertura de vidro foi reconfigurada para assegurar melhor conforto térmico para os passageiros. A Bacco procurou resgatar alguns dos conceitos originais de Milton Ramos, liberando o espaço da antiga rua, que havia sido transformada em canteiros que bloqueavam a passagem, e que hoje, apesar de coberta voltou a ser uma rua.

O desafio do projeto do novo Terminal foi tratar a dimensão do novo píer, que incorporou mais de 600 metros ao terminal existente. Os dois terminais são integrados e o percurso atinge mais de um quilômetro de extensão num salão único.

© Ana Mello
© Ana Mello
Cortesia de BACCO Arquitetos
Cortesia de BACCO Arquitetos
© Ana Mello
© Ana Mello

O amplo pé direito que permitirá, no futuro, a instalação de novas áreas comerciais, privilegiou a incidência da luz natural criam uma diferenciação no espaço projetado, tanto pela abertura das janelas na parte superior como no ritmo musical dos brises que protegem do sol. Os blocos onde estão situados os sanitários e as diversas instalações técnicas necessárias desenham o ritmo da fachada no lado terra. Três conjuntos de esteiras rolantes auxiliam minimizar o tempo de percurso dentro do terminal.

© Ana Mello
© Ana Mello

A ideia que orientou a implantação do novo terminal foi a exploração do pátio de aeronaves já existente, incluindo uma diagonal que irá garantir a circulação dos aviões e permitirá as possiveis expansões de áreas de exploração comercial e a implantação de novos terminais no lado terra. Além disso, essa solução minimizou as interferências no sistema viário durante a obra.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / BACCO Arquitetos" 16 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894529/aeroporto-internacional-de-belo-horizonte-bacco-arquitetos> ISSN 0719-8906