Centro de visitantes de Hammershus / Arkitema Architects

Centro de visitantes de Hammershus / Arkitema Architects - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: Arkitema Architects, Christoffer Harlang; Arkitema Architects, Christoffer Harlang
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jens Markus Lindhe
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bega, Carl Hansen, Krone, Louis Poulsen, Moelven, Schüco, Vola, Winckelmans, Winkelmann
  • Construtora: Nature Agency
  • Paisagismo: Architectural Design Urban Design
  • Subordinado: Arquiteto, Professor Christoffer Harlang
  • Engenharia: Wissenberg
  • Cliente: The Danish Nature Agency
  • Prêmio: 1º Prêmio no concurso europeu por convite de 2013
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
Arkitema Architects/Christoffer Harlang. Imagem © Jens Markus Lindhe

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma pequena ilha rochosa do mar Báltico, encontra-se Hammershus, o maior castelo em ruínas do norte da Europa. Nesta ilha chamada de Boríngia, um novo edifício foi construído para acolher o crescente número de visitantes em um dos sítios históricos mais visitados da Dinamarca. Depois de quase cinco anos do lançamento do projeto, os visitantes agora podem usufruir de modernas instalações, sentar no café para apreciar a vista de Hammershus e a paisagem circundante, ou acessar o mirante na cobertura em meio à natureza. O centro de visitantes destina-se a ser um edifício discreto em relação à exuberante mata nativa que o cerca e as ruínas do castelo. Precisamente, a discrição era uma exigência do projeto, o que levou os arquitetos a desenvolver uma obra precisa e delicada.

Arkitema Architects/Christoffer Harlang. Imagem © Jens Markus Lindhe

O edifício foi projetado com linhas simples e materiais duráveis, como o carvalho local de Bornholm, que desempenha um papel fundamental no conjunto da obra. A arquitetura explora a materialidade da madeira através da estrutra e revestimentos assim como no design dos móveis e acessórios exclusivamente projetados para este edifício. A atmosfera do interior contrasta fortemente com as paredes externas e internas do concreto aparente, criando uma estrutura convidativa e aconchegante para os visitantes. Acima, o mirante da cobertura marca o início do percurso, com uma passarela que flutua sobre o terreno em direção à ruína do castelo, revelando perspectivas incríveis ao longo do caminho.

Arkitema Architects/Christoffer Harlang. Imagem © Jens Markus Lindhe

"Este projeto se desenvolveu de uma maneira muito interessante, partindo de objetivos e diretrizes muito claras. Escolhemos projetar um edifício utilizando materiais específicos do local, além da preocupação em criar um ambiente convidativo para os visitantes. Este deve ser um lugar onde todos se sintam bem-vindos e onde a arquitetura seja facilmente assimilada”, diz Poul Schülein, sócio do Arkitema.

Arkitema Architects/Christoffer Harlang. Imagem © Jens Markus Lindhe

Cobertura acessível com vistas únicas

A topografia da paisagem montanhosa foi um dos principais elementos naturais incorporados pelos arquitetos no desenvolvimento do projeto. Assim, com uma arquitetura que se encaixa na paisagem, mimetizando-se com a natureza, o centro de visitantes fica praticamente invisível para quem se aproxima de Hammershus. Com isso o edifício não procura ocupar um lugar privilegiado nem chamar à atenção para si, mas ainda assim, o mirante na cobertura permite ao visitantes explorar as vistas fantásticas da ilha e seus arredores.

Arkitema Architects/Christoffer Harlang. Imagem © Jens Markus Lindhe

A estrutura leve do edifício permite amplas aberturas e iluminação natural dos espaços interiores. O edifício foi projetado como um longo percurso caminhável repleto de espaços de encontro. Um amplo espaço público que devolve algo à mais ao sítio histórico que o acolhe, abrigando os visitantes durante todas às estações do ano.

Arkitema Architects/Christoffer Harlang. Imagem © Jens Markus Lindhe

Partimos desta arquitetura topográfica, com uma cobertura acessível para maximizar a experiência dos visitantes sem causar grandes impactos no terreno natural, ocultando o edifício em meio à paisagem rochosa. A cobertura torna-se assim uma parte fundamental do projeto integrada a rede de caminhos do parque. Em outras palavras, oferecemos aos visitantes uma oportunidade à mais que não seria possível sem o centro de visitantes. Para nós, é importante que a arquitetura esteja à serviço desta paisagem histórica e dinâmica, na qual os visitantes podem desfrutar de outras oportunidades para explorar o ambiente natural e as ruínas do castelo”, explica Poul Schülein.

Implantação - 1-2000

O Arkitema Architects foi responsável também pelo serviço de consultoria do projeto, realizado em colaboração com a Arkitema Urban, o Professor Christoffer Harlang e a Wissenberg A/S.

Arkitema Architects/Christoffer Harlang. Imagem © Jens Markus Lindhe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hammershus, Bornholm, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de visitantes de Hammershus / Arkitema Architects" [Hammershus Visitor Center / Arkitema Architects] 15 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894314/centro-de-visitantes-de-hammershus-arkitema-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.