Centro de Pesquisas Criativas Haier Global / DC Alliance + Snøhetta

Centro de Pesquisas Criativas Haier Global / DC Alliance + Snøhetta - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: DC Alliance, Snøhetta; DC Alliance, Snøhetta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  35
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kai Wang, Hui Lu
Um marco para a cidade na costa. Image © Kai Wang

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao longo dos 29 anos de experiências com empreendedorismo, o Grupo Haier tem se consolidado como a marca líder global de “produtos brancos” e, ao mesmo tempo, tornou-se uma empresa chinesa de renome internacional. Em 2012, ficou no Top 50 das empresas mais inovadoras do mundo. Seu desenvolvimento se direcionou gradualmente para entrar no estágio de estratégia de rede, e aplicar novas ideias para liderar a inovação empresarial na era da Internet tem sido o maior desafio para a Haier nesta fase. Neste contexto, a empresa precisava criar um símbolo cultural que refletisse o valor da Haier e fosse uma plataforma inovadora de empreendedorismo para troca e geração de ideias.

O cliente queria um edifício de 35.500 metros quadrados, que incluísse um Centro de Co-working, uma Biblioteca, um Instituto de Negócios e um auditório para 750 pessoas. Ao mesmo tempo, que fornecesse um espaço aberto de arte e lazer aberto nos dias úteis, entre os quais um Espaço de Exposição para exibir as inovações do Grupo Haier, uma galeria de arte e um teatro IMAX. O proprietário espera que o edifício seja apresentado de forma aberta e com uma arquitetura de linguagem marcante para a cidade e para a paisagem costeira.

Um Canto Elevado. Imagem © Hui Lu

Este projeto está localizado na rodovia Donghai East, 52, distrito de Laoshan, Qingdao, com uma área bruta de 35.500 metros quadrados. Seu programa inclui um hall de exposições, um centro de conferências, uma escola de negócios, uma sala de cinema, um centro maker e um estúdio de especialistas e assim por diante. O projeto se concentra nas fronteiras internacionais e nas demandas interativas dos usuários, presta atenção à experiência do usuário, cria um novo espaço de internet e se configura como uma oportunidade para abrir a linha de produtos de complexos culturais da Haier.

Implantação

O conceito de “Topo de Montanha” é inspirado na paisagem natural de Qingdao, em que a parte mais característica da montanha Lao situa-se em frente ao oceano azul. A proposta não imita a natureza deliberadamente, ela capta a qualidade da paisagem natural local de Qingdao e a traduz numa linguagem arquitetônica.

Espaço em balanço na entrada principal do edifício. Imagem © Kai Wang
Fachada de Brises Horizontais. Imagem © Hui Lu

A cobertura do Centro de Pesquisas Criativas é formado como uma paisagem, o canto noroeste suavemente descendo para encontrar a rua e os outros três cantos elevados para oferecer vistas para o oceano e para além do horizonte. A cobertura torna-se uma extensão do domínio público, ligando o edifício à cidade, criando a oportunidade da existência de teatros externos e espaços de reunião social. O eixo da entrada principal do edifício para o mar é suavemente aberto, criando uma nova relação da cidade com o norte e o mar através do Centro de Pesquisas Criativas. A estratégia de estrutura sobreposta da cobertura-paisagem foi ampliada ainda mais pelo projeto da fachada.

Design da quinta fachada. Imagem © Hui Lu

As atividades são desenvolvidas ao redor do pátio no centro do edifício, com um charme tradicional para formar um todo orgânico. O pátio central não só traz iluminação e ventilação naturais para o interior da edificação, mas também estabelece uma conexão visual entre o interior e o exterior do edifício devido à elevação de sua estrutura, que estimula a comunicação e a interação e cria a atmosfera necessária para as atividades inovadoras de pesquisa no edifício. A estrutura da paisagem molda o novo marco da cidade e, ao mesmo tempo, quebra o conceito de "camada" dentro do prédio para permitir que o espaço flua e melhore a comunicação e a interação.

Corte

A fim de assegurar que o conceito idealizado possa finalmente ser realizado, os meios técnicos, tanto em relação ao rigor racional quanto ao custo efetivo, são essenciais. Primeiro, precisamos transformar estruturas complexas em sistemas modulares racionais. Um sistema modular de 600mm foi usado para racionalizar a forma complexa, de modo que o volume, a estrutura, a parede de vidro, o sistema de forro e o espaço interno pudessem se integrar.

Exploratorium. Image © Kai Wang
Biblioteca com desníveis. Imagem © Kai Wang

Ao mesmo tempo, uma série de medidas específicas são usadas para enfrentar os grandes desafios estruturais: 23 metros de um grande vão, 20 metros de um grande balanço, uma conexão de coluna inclinada de aço rígido de 55 graus, 16 diferentes inclinações dos planos e a estrutura primária subindo para a estrutura secundária, que são a base para a realização de formas únicas, com espaço urbano de grande escala na entrada e uma relação vertical complexa interna da arquitetura.

A cobertura do Centro de Pesquisas. Imagem © Hui Lu
Pátio Central. Image © Kai Wang

A fim de integrar equipamentos, drenagem e paisagem, foi utilizado um sistema de cobertura de duas camadas para criar a "quinta-elevação" do edifício. Ele adota um sistema de utilização de todo o ar, operando com ar fresco nas estações intermediárias para reduzir o consumo de energia; a bomba de calor é utilizada para refrigeração e aquecimento, e é estável e ecologicamente correta; a filtragem eletrostática de ar fresco remove efetivamente as PM 2.5. Um projeto cuidadoso e com um controle rigoroso de cada componente, do projeto à construção, garantindo que o projeto finalmente ganhe a certificação LEED-NC Ouro dos EUA. Todo o projeto é feito em BIM, o qual permite a correção dos desenhos de todas as disciplinas para otimizar a qualidade do espaço ao máximo e garantir que não haja retrabalho.

Os grandes degraus do Centro de Conferências. Imagem © Hui Lu

O Centro de Pesquisa Criativa se tornará um marco na cidade,um marco tanto para os cidadãos de Qingdao quanto para a Haier, uma oportunidade de mostrar inovação e tecnologia ao mesmo tempo em que se envolve com os cidadãos e a natureza.

O Centro de Pesquisa oferece para a cidade uma plataforma pública e aberta com vista para o oceano. Imagem © Hui Lu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:East Donghai Road, Laoshan District, Qingdao, Shandong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Pesquisas Criativas Haier Global / DC Alliance + Snøhetta" [Haier Global Creative Research Centre / DC Alliance + Snøhetta] 14 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894255/centro-de-pesquisas-criativas-haier-global-dc-alliance-plus-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.