Centro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura

Centro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura - JanelaCentro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura - VigaCentro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura - JanelaCentro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura - Fachada, JanelaCentro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura - Mais Imagens+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  680
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gustavo Xavier
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bacia Viva, Nacional Esquadrias, Polpiso BH, Vale
Centro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura - Imagem 6 de 17
© Gustavo Xavier

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes do Estado de Minas gerais. Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital, além de habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.

Centro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura - Janela
© Gustavo Xavier

O Parque está situado numa zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica, rico em campos ferruginosos, que são muito raros, sendo encontrado apenas no quadrilátero ferrífero e em Carajás.

Centro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura - Fachada
© Gustavo Xavier

Portanto o Edifício foi concebido como objeto pousado levemente sobre o sítio do Rola Moça, interferindo minimamente na topografia do terreno e preservando a vegetação local.

Centro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura - Imagem 15 de 17
Planta

Essa leveza na implantação e a extrema horizontalidade de sua forma tornam sua presença marcante na paisagem.

Centro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura - Janela
© Gustavo Xavier
Centro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura - Imagem 16 de 17
Cortes
Centro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura - Viga
© Gustavo Xavier

Um marco arquitetônico para a entrada do parque, para que os visitantes o reconheçam como seu centro de apoio, um lugar de descanso, para refeições rápidas, contemplação das exposições e da natureza em si, e também um excelente lugar para vislumbre astronômico.

Centro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura - Imagem 7 de 17
© Gustavo Xavier

O edifício conta com uma recepção, um salão de exposições, uma sala multiuso (miniauditório), lanchonete, sanitários e um cinema a céu aberto, onde poderão ser realizadas aulas didáticas, palestras e exibição de vídeos, contribuindo assim para a educação da população e conscientização dos usuários do parque. A lanchonete tem aberturas para dentro e para fora da edificação, permitindo o funcionamento mesmo quando o museu principal estiver fechado.

Centro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura - Janela, Corrimão, Viga, Terraço
© Gustavo Xavier

Os materiais construtivos escolhidos procuram fazer referência ao local em que se insere o edifício através de sua cor marrom escuro, fazendo referência ao solo de canga existente composta em grande parte por minério de ferro.

Centro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura - Imagem 9 de 17
© Gustavo Xavier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Visitantes do Parque do Rola Moça / TETRO Arquitetura + Humberto Hermeto Arquitetura" 02 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894221/centro-de-visitantes-do-parque-do-rola-moca-tetro-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.