Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Chamada de artigos para o 6° Seminário Docomomo São Paulo - A arquitetura moderna paulista e a questão social

Chamada de artigos para o 6° Seminário Docomomo São Paulo - A arquitetura moderna paulista e a questão social

Está aberta até 27 de junho a chamada de trabalhos para o 6º Seminário Docomomo São Paulo, que acontece entre os dias 24 e 26 de setembro no campus do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, em São Carlos.

O Núcleo Docomomo São Paulo e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em São Carlos, dando continuidade às atividades desenvolvidas no ano de 2017, convidam para participar no 6º Seminário Docomomo São Paulo, que se realizará entre os dias 24 e 26 de setembro de 2018 em São Carlos.
O 6º Seminário Docomomo São Paulo terá conferências e mesas redondas, com a participação de especialistas convidados, brasileiros e internacionais.

A conferência de abertura estará a cargo da Profa. Dra. Silvia Arango, prestigiosa historiadora da arquitetura da Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, que publicou numerosos artigos e livros sobre arquitetura moderna na América Latina, entre eles: Historia de la Arquitectura en Colombia (1989), Arquitectura de la Primera Modernidad en Bogotá (1997) e Ciudad y arquitectura. Seis generaciones que construyeron la América Latina moderna (2012).

O Seminário está organizado em três Eixos Temáticos que acolherão depoimentos, estudos de acervos, pesquisas documentais, estudos de caso e reflexões críticas sobre obras e projetos referentes à arquitetura, ao urbanismo e ao paisagismo modernos paulista desenvolvidos entre 1930 e 1970. O prazo para envio de artigos completos é até o dia 27/06/2018.
No final do evento acontecerá o tradicional MomoTour, com uma visita às obras icônicas da arquitetura moderna em São Carlos.

Eixo 1 – Formas de morar
A moradia foi um dos eixos de atuação mais importantes da arquitetura moderna, concentrando esforços de muitos arquitetos que repensaram desde as tipologias residenciais até materiais e sistemas construtivos. Alteraram, assim, não só os aspectos funcionais da casa tradicional, mas também os formais, estruturais e construtivos, concebendo novas formas de morar na modernidade. Neste eixo serão incluídas as comunicações que tratem da casa, da residência multifamiliar, do conjunto habitacional ou de outras formas desenvolvidas pela criatividade dos arquitetos modernos paulistas em relação à habitação.

Eixo 2 – Formas de trabalhar
Da mesma forma que a moradia consistiu em eixo temático importante para a arquitetura moderna, as construções dedicadas ao trabalho, desde a fábrica ao complexo industrial, ou, mesmo, desde o edifício de escritórios ao conjunto de uso misto, as edificações dedicadas ao trabalho foram um tema amplamente desenvolvido na época com a finalidade de atender aos desafios colocados pelas enormes mudanças que ocorriam, a partir da industrialização, na economia e na política do país. Neste eixo serão incluídas as comunicações que tratem das construções destinadas ao trabalho (edifícios de escritório, edifícios de uso misto, etc.) e à produção industrial (fábricas, laboratórios, etc.) que se apresentavam como uma mudança não só das formas produtivas, mas também nas relações sociais, culturais políticas e econômicas da sociedade paulistana.

Eixo 3 – Formas de usar a cidade
A intensa migração em direção às cidades, especialmente à capital paulista, e a construção de obras de infraestrutura e novos equipamentos para a cidade em plena transformação foram condições necessárias para o funcionamento da engrenagem urbana. Os arquitetos modernos debruçaram-se sobre esses programas, até aquele momento muito pouco elaborados, concebendo novas tipologias e maneiras de usar a cidade. Neste eixo serão incluídas as comunicações que tratem de escolas, hospitais, bibliotecas, todo tipo de instalações esportivas e de lazer e outros equipamentos ou infraestruturas destinadas à sociedade de massa que se estavam construindo naqueles anos.

O evento conta com o apoio das seguintes instituições: Docomomo Brasil, Núcleo Docomomo São Paulo, IAU USP São Carlos, USJT, FAU UPM, Belas Artes, FMU/FIAM-FAAM, Escola da Cidade, FEAU Unimep.
Outros apoiadores e colaboradores: Vitruvius, Arq.urb, ArchDaily, Risco.
Mais informações no site do Núcleo Docomomo São Paulo.

  • Título

    Chamada de artigos para o 6° Seminário Docomomo São Paulo - A arquitetura moderna paulista e a questão social
  • Tipo

    Envio de propostas
  • Organizadores

  • Prazo para envio

    27/06/2018 23:30
  • Onde

    Universidade de São Paulo em São Carlos
  • Preço

    A ser divulgada

Esta chamada de trabalhos foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar chamada de trabalhos". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Chamada de artigos para o 6° Seminário Docomomo São Paulo - A arquitetura moderna paulista e a questão social" 03 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893736/chamada-de-artigos-para-o-6-degrees-seminario-docomomo-sao-paulo-a-arquitetura-moderna-paulista-e-a-questao-social> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.